Saiba as diferenças entre o amor tóxico e o saudável antes que seja tarde

diferenças amor tóxico saudável casais homem mulher relacionamento namoro
[Fotografia: Unsplash]

Nem todas as relações amorosas correm bem. Às vezes, não se tratam só de altos e baixos, nem momentos. Saiba identificar o amor saudável e separá-lo do tóxico.

Se calhar quando gosta, acaba por aceitar comportamentos negativos e ofensivos da outra pessoa porque acredita que se trata apenas de um mau episódio. Mas não. Pode estar com alguém que tenha comportamentos tóxicos.

O site The Boca Raton Tribune apontou três diferenças essenciais entre uma relação saudável e uma que não seja. A primeira está presente no equilíbrio de poderes.

Alguém que seja tóxico vai querer sempre controlar a relação, mesmo que não seja à sua frente, vai utilizar os sentimentos para ter razão e concretizar sempre os objetivos.

Num casamento ou namoro equilibrados, os parceiros não têm medo de nada, nem sequer de falar, dizer alguma coisa errada ou dar a sua opinião, mesmo que seja contrária à do parceiro.

A segunda é a liberdade. Quando se está numa relação tóxica a pessoa sente que está presa, que não pode fazer nada porque vai magoar a outra ou tem medo da sua reação.

Caso esteja numa situação saudável, vai sentir-se apoiada pelo parceiro que só quer o seu melhor, não tem medo de agir de acordo com a personalidade e é livre para fazer o que quer.

Por fim, a confiança. Ao optar ficar com um companheiro que já a dececionou várias vezes, nunca se vai sentir segura e confortável. Não existe confiança entre os dois.

Quando está perante uma “boa” relação, sente que existe um ambiente seguro para desabafar sobre os assuntos mais íntimos e uma sensação de conforto no que diz respeito à esfera emocional, física e sexual.