Saiba como discutir de forma correta para não estragar a relação

iStock-950156398 (1)
[Fotografia: iStock]

O verbo discutir é frequentemente visto como sendo algo negativo, especialmente quando se está numa relação amorosa. Mas, na realidade, é algo praticamente inevitável, já que todas as pessoas têm formas diferentes de ver a vida e, por vezes, as opiniões chocam. Mas para que nada estrague a relação, é importante saber como discutir de forma correta.

Em vez de ser algo a evitar, discutir pode ser uma maneira saudável de comunicar com o seu parceiro sobre a maneira como se sente em relação a determinado assunto, por exemplo. Mas é importante garantir que discute de forma eficaz.

Como tal, da próxima vez que um dos membros do casal deixar a louça por lavar, tenha esta lista de dicas à mão.

Use a lógica

Tente não deixar que as suas emoções assumam a lógica da situação. Segundo o que a psicoterapeuta de sexo e relacionamentos Kate Moyle disse à versão britânica da revista Cosmopolitan, “quando discutimos, a área do cérebro chamada amígdala é ativada, o que causa um aumento das hormonas do stress e torna as nossas reações mais emocionais do que lógicas – e isso pode interferir com a nossa capacidade de nos comunicarmos com clareza”.

Portanto, se puder, tente manter o foco no que aconteceu e, dessa forma, a sua comunicação não será anulada por sentir raiva.

Não coloque a culpa toda na outra pessoa

Evite colocar totalmente a culpa na outra pessoa, pois isso pode fazer com que fiquem realmente chateados, em vez de criarem uma situação em que trabalhem juntos para resolver um problema. “Iniciar declarações com ‘tu’, culpa diretamente o comportamento do seu parceiro, enquanto dizer ‘eu’ tira esta questão e enfatiza como se sente”, explica Kate Moyle.

Não fale do passado

Mantenha a discussão num tópico atual, em vez de falar sobre eventos passados. “Apresentar o passado pode deixá-la presa num jogo de ‘tu isto, tu aquilo’“, alerta a especialista, acrescentando que “isso impede que cheguem a uma conclusão“.

Ouça e esclareça o que não entende

“Um dos maiores problemas do conflito é o mal-entendido”, afirma a psicoterapeuta, por isso verifique se está a acompanhar o que o seu parceiro quer dizer a 100%. Pode fazer isso fazendo perguntas como: “É isto que queres dizer?” ou “Isto foi o que eu entendi disso, está certo?.” Fazer suposições apenas piora a discussão, portanto, esclareça e verifique os aspetos dos quais não tem a certeza.

Faça pedidos em vez de reclamações

Tente não apresentar problemas sem oferecer uma solução. A especialista sugere que “solicite que o seu parceiro tente fazer as coisas de maneira diferente no futuro, em vez de se concentrar no que aconteceu no passado“.