
Escolher a cor certa de batom nem sempre é fácil. Eleger ‘o’ tom para completar o look tem muito que se lhe diga e há que ter vários fatores em consideração.
Nem todas combinam universalmente com todos os tons de pele e é preciso ter isso em conta na hora de escolher a tonalidade e o acabamento mais adequados. Estar mais ou menos morena deverá fazer a diferença na hora da escolha, o que pode levar a opções mais de inverno e de verão.
Veja o que dizem os especialistas e escolha de forma mais conhecedora quais os tons que nunca a vão comprometer.
Se na sua pele são visíveis as veias com os seus tons azulados, então tem um rosto de matiz frio. Uma pele assim clara tem a grande vantagem de lidar bem com múltiplos tons de batom.
Caso queira da um toque mais dramático opte por soluções com um subtom frio como o roxo e ameixa.
Mas se pretende um ar mais natural, escolha o rosa quartzo que é uma cor com um toque mais exótico. Já tons nudes são mais subtis e o fucsia assemelham-se mais ao seu tom de pele.
No caso de uma pele mais pálida, mas ligeiramente rosada, o ideal são os tons quentes: coral, damasco intenso e tudo que seja bronze ou dourado são as melhores apostas.
Se quiser um aspeto mais natural e fresco opte por tons mais torrados, um nude ou coral claro.
Coral e cores quentes são os grandes aliados das morenas. Evite, porém, batons com alta pigmentação em vermelhos e coral.
Os tons vermelhos alaranjados também são uma ótima aposta para este tipo de tez.
O batom que funciona em todas as peles
Um batom vermelho funciona com todos os tipos de pele, pois dá luz ao rosto e faz sobressair os seus traços. Se quiser que seja o protagonista, use um subtom oposto ao seu, por exemplo, vermelho quente para uma pele fria.
Mas recorde-se que o cabelo também é importante na escolha do melhor batom. Se for loira escolha os castanhos ou vermelhos. Já se for ruiva opte pelos tons torrados, rouges e coral. Caso seja morena, os rosas claros assentam sempre bem.