Saiba como fazer plasticina caseira com os miúdos

iStock-1127260590(1)

As escolas fecharam no dia 16 de março, com previsão para se encontrarem deste modo até, pelo menos, dia 9 de abril, havendo também a hipótese de se manterem encerradas até ao final do ano letivo. Muitas são as famílias que, mesmo antes de ser declarado o Estado de Emergência, já estavam a fazer quarentena voluntária em casa. Mas ficar com os filhos tanto tempo fechados não é fácil e há que encontrar atividades divertidas para os entreter.

Depois da marca portuguesa Science4you ter encontrado uma forma divertida e simples de explicar aos mais novos o que é um vírus e porque é importante lavar as mãos, existem várias outras dicas divertidas que a podem ajudar a deixar os miúdos entretidos.

A pensar neste dilema, a marca apresenta várias atividades, feitas com objetos reciclados, que pode fazer em família, principalmente numa altura em que a premissa é ficar em casa, aprender a gerir recursos e pensar sustentável.

Sendo que a marca disponibiliza um canal de Youtube com várias receitas caseiras de planos divertidos para se fazer, decidimos mostrar-lhe uma forma fácil e prática de fazer plasticina em casa. Desta forma, consegue manter os miúdos entretidos não só enquanto fazem a pasta como também podem brincar com ela a seguir.

Ora veja abaixo os ingredientes necessários e o modo de preparação.

Ingredientes
  • 10 colheres de farinha bem cheias
  • 100 ml de água
  • Corante da cor que desejar
  • 20 ml de óleo alimentar
Preparação

Coloque a farinha num recipiente. Faça uma cova no meio da farinha e adicione a água com o corante. Acrescente o óleo e envolva tudo muito bem. Se a massa estiver seca e não se ligar entre si, acrescente água, se estiver demasiado líquida, acrescente farinha. E já está feita! Veja abaixo o vídeo ilustrativo, que explica as várias formas e cores que a plasticina pode ter: