Saiba como lidar com a saída dos filhos de casa. Três conselhos importantes

Saiba como reagir à saída dos filhos de casa
[Fotografia: Unsplash/Bethany Beck]

Chegou a hora da filha mais velha dos reis de Espanha, a princesa Leonor, seguir o seu percurso académico. Como milhares de pais que se despedem, por estes dias, ou se prepararam para ver os filhos irem estudar para fora, Filipe e Letizia estiveram no aeroporto a despedir-se da sua filha mais velha, sem esconder a emoção.

A psicóloga Silvia Álava falou com o jornal espanhol El Mundo e deixou três comportamentos a ter caso viva uma situação semelhante. Primeiro, não afaste os sentimentos, sintam por inteiro a tristeza ou alegria do momento. “É até bom escrever o que sentimos para entender as emoções”, disse a profissional de saúde.

Em segundo, procure não exagerar nas emoções que está a sentir. Tem de existir um equilíbrio no momento em que mais lhe custa. Se precisar de chorar quando está sozinha, força.

Por fim, aproveite a vida profissional e íntima da mesma forma. “O filho foi embora porque é uma coisa boa para ele, se acontecer alguma coisa ele vai chamar os pais”, contou Silvia Álava.