Saiba como pode cuidar da sua saúde mental através de um diário

iStock-1173619383 (1)
[Fotografia: iStock]

Numa altura em que se vive com uma grande preocupação devido ao surto do novo coronavírus, é normal que o seu humor não esteja nos melhores dias. Mas se quer mudar isso e cuidar da sua saúde mental, um diário de gratidão pode ajudar.

Depois de ter sido declarado o Estado de Emergência Nacional pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vieram as medidas que toda a população portuguesa deve tomar até que o surto acalme.

Uma dessas medidas é não sair de casa, exceto para o estritamente necessário. Ou seja, ir ao supermercado é permitido e pequenos passeios com os animais de estimação também o são.

No entanto, para alguns, isto não é suficiente para desanuviar. Na verdade, estar confinado a quatro paredes pode ter consequências graves na saúde mental de cada um. Podem surgir ataques de pânico ou de ansiedade, mas há soluções para resolver esses problemas, tais como a alimentação, a mudança de visual ou ainda um diário de gratidão.

Mas afinal o que é um diário de gratidão? A resposta é simples: é um caderno no qual se escrevem as coisas pelas quais se está agradecida.

E até os detalhes que lhe possam parecer insignificantes devem ser escritos. Tudo entra no diário de gratidão. O objetivo desta tarefa é agradecer por tudo aquilo que tem e tornar sua vida melhor.

É quase como falar consigo própria ao espelho, mas desta vez é escrever e analisar o que está escrito. Ao fazer isto, vai perceber que tem muito para agradecer e que pode servir de inspiração para melhorar cada dia.

Escreva algo no diário todos os dias e pode fazê-lo como mais gostar, com cores, desenhos ou até adesivos. Tire 15 minutos do seu tempo e use-o para escrever, pelo menos, três aspetos pelo qual está agradecida naquele dia.

Estar grata é afirmar que existem algo de bom no mundo e que está a ser vivenciado. Isto é de extrema importância, principalmente quando se está rodeado de situações como a pandemia da Covid-19.

Crianças que dizem ‘obrigado’ são adultos com “relações saudáveis”