Saiba como pode poupar para comprar a sua primeira casa

iStock-622212860 (1)
[Fotografia: iStock]

A geração milénio é a geração de “experiências” e os jovens entre os 20 e 39 anos desfrutam de novas experiências e estão dispostos a gastar grandes quantias de dinheiro em viagens, roupas ou refeições. No entanto, essas despesas podem ser a resposta para o facto de não terem dinheiro no final do mês e ver o sonho de terem uma casa a afastar-se.

Talvez pense que tem bastante tempo para economizar e preocupar-se com aspetos como uma propriedade, mas os custos das moradias aumentam a cada ano e os salários parecem vir a diminuir.

Como pode começar a economizar para comprar uma casa?

Sabemos que o custo de uma casa pode ser uma quantia esmagadora, mas se dissermos que o segredo é que pode começar a “construí-la” economizando para o seu primeiro metro quadrado, tudo se tornará mais digerível.

Durante seis meses, poupe a quantidade proporcional de um metro quadrado da casa dos seus sonhos da seguinte maneira:

Primeiro passo: Pesquise um imóvel que atenda às suas necessidades. O importante é estabelecer uma meta realista do que realmente precisamos no futuro imediato, pelo menos para a aquisição da nossa primeira propriedade.

Segundo passo: Quando tiver o preço final da ‘casa ideal’, deve dividir o valor total pelos metros quadrados do local. Se quer um apartamento que custa 250 mil euros e mede cem metros quadrados, o preço por metro quadrado é de 250 euros, que é a quantia que deve economizar em 6 meses.

Terceiro passo: Depois de ter o preço por metro quadrado, divida esse valor por seis. O resultado será o que deve alocar para a casa que sempre sonhou a cada mês. Continuando com o exemplo anterior, se o preço do metro quadrado do seu apartamento for 250 mil euros, divida-o por seis, o que lhe dará 41 euros por mês.

Apesar de parecer uma tarefa impossível, é importante ter em conta os gastos que se fazem e conseguir controlar as despesas que possam ser supérfluas. Só assim consegue poupar para conseguir comprar a casa dos seus sonhos.