Saiba como pode poupar parte do salário em tempos de pandemia

iStock-1130326185 (1)
[Fotografia: iStock]

Talvez já tenha poupado o suficiente na sua conta bancária para comprar uma casa ou carro, mas, caso ainda não o tenha feito, agora é o momento perfeito. Se há algo que aprendemos com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus é que devemos poupar dinheiro para o que realmente precisamos.

Pode parecer algo complicado de fazer. Afinal, existem várias despesas que temos de pagar todos os dias, mas há sempre espaço para pôr algo de parte para usar no futuro.

Se não sabe por onde começar, deixamos-lhe algumas dicas para que possa economizar parte do seu salário.

Divida o seu salário em quatro categorias

“Cada período de pagamento é como uma pizza com quatro categorias principais”, explica Tiffany Aliche, educadora financeira, à revista Cosmopolitan. “Deve pedir ao departamento de recursos humanos da sua empresa que divida o seu salário de quatro maneiras (não necessariamente iguais) e que tenha quatro contas bancárias separadas, uma para cada fatia da pizza“, acrescenta a especialista.

A primeira fatia, que “come imediatamente”, é a fatia dos gastos. Portanto, “deve ter uma conta corrente com um cartão de débito”, afirma Tiffany Aliche. Esta fatia é para todas as suas despesas em dinheiro que possam surgir, como ir ao cabeleireiro ou pedir take-away.

A segunda fatia, segundo Tiffany Aliche, cai no chão antes mesmo de lhe dar uma mordida. Pode ser útil ter uma conta corrente separada para pagar a contas e rendas, contas de seguro, compras e outras despesas mensais.

A fatia três deve ser um fundo de emergência do qual pode viver se perder o emprego e precisar de dinheiro para comida e renda. “Multiplique o seu orçamento base por seis meses, e é isso que deve economizar”, explica a educadora financeira.

A fatia final é a sua conta de poupança de longo prazo. Isso significa o dinheiro que está a poupar para uma casa, para iniciar o seu próprio negócio ou qualquer outra despesa que seja de um ano ou mais no futuro.

Metade do seu salário deve ir para o essencial

Segundo Tiffany Aliche, a maioria dos especialistas financeiros concorda que 50% do seu salário vai diretamente para itens essenciais, como renda, serviços públicos e seguros.

Certifique-se de que está focada também em economizar, diz Brittney Castro, organizadora de finanças da empresa Mint, ao mesmo órgão de comunicação. Deve reservar 20% do seu salário para poupar.

Já Kelly Lannan, vice-presidente de jovens investidores da empresa Fidelity Investments, divide esses 20% ainda mais. “15% de cada salário é o que deve economizar a longo prazo e 5% é direcionado para uma meta de poupança de curto prazo”, explica.

Acompanhe cada cêntimo que gasta

“Fique por dentro do seu orçamento e tente verificá-lo semanalmente para garantir que está alinhado com os seus objetivos financeiros“, afirma Brittney Castro.

Não use cartões de crédito se não conseguir controlar-se

Os cartões de crédito podem ser traiçoeiros, e algo que Tiffany Aliche recomenda evitar se não tiver força de vontade para não roubar da sua própria conta. Porém, se conseguir usar o cartão numa compra grande e pagá-lo por um período relativamente curto, carregue-o.

Corte assinaturas desnecessárias e outras despesas

No momento, é quase certo que não está a ir muitas vezes ao ginásio, portanto, “é uma boa ideia congelar ou cortar assinaturas que não usou nos últimos três meses“, diz Tiffany Aliche.