Saiba como pode salvar a sua relação em tempos de quarentena

iStock-629605642 (1)
[Fotografia: iStock]

A partir do momento que a pandemia do novo Coronavírus surgiu em Portugal, é provável que esteja de quarentena com o seu parceiro. É claro que isso parece ser algo maravilhoso, afinal passam o dia todo juntos e têm tempo para experimentar algo novo. No entanto, a probabilidade de começarem a surgir discussões depois de alguns dias é grande e, por essa razão, há que ter atenção ao que se faz para não destruir a relação.

A angústia que vai surgindo aos poucos devido ao surto de Covid-19 pode passar a tomar conta de si. A partir do momento em que isso acontece, tudo passa a ficar irritante, fazendo com que fique enervada mais facilmente e, por conseguinte, que surjam mais discussões.

Mas só porque o mundo à sua volta parece estar a desmoronar, o mesmo não tem de acontecer com o seu relacionamento amoroso. Pequenas discussões podem ajudar a aliviar a tensão e a afastar conflitos maiores.

Veja agora como a sua relação pode resistir à pandemia do novo Coronavírus.

Diga calmamente ao seu parceiro como se sente

Até pode estar com medo e com bastantes preocupações sobre tudo o que está a acontecer no mundo, mas isso não significa que tenha de descarregar as suas frustrações no seu companheiro. Por essa razão, deve sentar-se com o seu parceiro e ter uma conversa franca sobre tudo o que está a sentir naquele momento.

Tenha momentos para si mesma

Dividir uma casa com outra pessoa não é fácil, muito menos quando se está de quarentena. Deve estabelecer uma hora que seja totalmente dedicada a si. Seja na sala ou no quarto, decida qual o momento mais oportuno para estar um pouco sozinha.

Se conseguir, apoie o seu companheiro

Embora as pequenas discussões sobre quem comeu o último iogurte pareçam mesquinhas, o stress é sério – e é um dos maiores pontos de angústia durante este tempo incerto, especialmente com tantas pessoas a perder o emprego.

Se o seu parceiro está stressado por poder perder o emprego, ou já foi demitido e não tem a certeza do que vai fazer a seguir, deve ouvi-lo e dar-lhe apoio. Não devem haver julgamentos na conversa. Ajude-o a descobrir uma solução para o problema ao invés de entrar em discussões desnecessárias.

Não confie no seu parceiro como a sua única forma de apoio

Se o seu parceiro está literalmente relaxado no sofá ao seu lado, é mais fácil virar-se para ele e falar sobre as suas emoções. Mas ele não pode nem deve ser a sua única fonte de apoio. Certifique-se que continua a falar com os amigos e familiares por meio de mensagens, chamadas ou videochamadas.

Como salvar o casamento numa quarentena?