Saiba como se pode solidarizar em mês de luta contra o Cancro da Mama

cancro mama
[Fotografia: Istock]

A luta contra o cancro da mama ganha renovada força em outubro, mês convencionado para evocar a batalha contra a segunda maior causa de morte por carcinoma no sexo feminino.

Dados da Direção-Geral da Saúde indicam que uma em cada oito mulheres venha a padecer desta doença que, se detetada numa fase inicial, chega a ter 95% de hipótese de reversão.

Num ano raro como o de 2020, em que muitos exames e tratamentos tiveram de ser reagendados, remarcados, por vezes adiados devido à quarentena provocada pelo Covid-19, é tempo de olhar ainda com mais atenção para esta realidade.

São muitas as marcas que, tradicionalmente, se aliam a este mês de campanha – que culmina a 30 de outubro, com a evocação do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Assim, desde iniciativas cujo dinheiro angariado reverte em parte para a investigação e compra de equipamento médico, a debates e colóquios informativos, passando por produtos especialmente concebidos, veja aqui algumas das empresas que se associam a esta causa e que garantem cumprir a margem de solidariedade a que se propõem.

Da beleza às conferências

A Estée Lauder fez uma solução de produtos de beleza e bem-estar que integrou na categoria ‘Rosa’ – do qual este sérum é exemplo – e que, durante este mês, vão evocar a luta contra o cancro de mama. “Em Portugal, o valor angariado com a venda dos Produtos Laço Rosa será doado ao Movimento Vencer e Viver – Núcleo Regional Sul”, refere o comunicado.

O Pink October, da La Roche Posay, é “uma nova gama de vernizes, testada oncologicamente, é criada em parceria direta com mulheres de vários países que estão a atravessar este tipo de terapia e tem como objetivo sensibilizar o público, procurando passar uma mensagem de alerta, e inspirar quem, como elas, está a passar por uma situação idêntica”, lê-se no comunicado. Este é um dos cinco vernizes disponíveis.

No que diz respeito a conferências, “Dá as Mãos a Esta Causa” é uma iniciativa feita em parceria com com o Fundo iMM-laço e a marca de cereais Fitness e que lança as Pink Ribbon Talks.

A partir de 15 de outubro, com o testemunho inicial da cantora e atriz Simone de Oliveira e que venceu dois cancros de mama, vão suceder-se múltiplas conversas a partir das 21 horas e com a duração de 45 minutos, na página de Instagram @nestlefitnessportugal.

“A 22 de outubro, a tatuadora Mariza Seita vai mostrar como a sua arte e talento são capazes de ajudar mulheres, que sofreram intervenção cirúrgica e que lutam contra esta doença, a recuperarem a sua confiança e a melhorarem a autoestima. A fechar, a 30 de outubro, Lynne Archibald conversará com a Sofia Mensurado, médica e investigadora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, para uma conversa sobre os avanços da ciência na luta contra o cancro da mama”, refere o comunicado.

Roupa íntima e não só

A marca francesa Kiabi volta a apresentar uma linha pós-cirúrgica para as mulheres que têm travado esta luta. E, refere o comunicado, de “1 a 31 de outubro, por cada peça da coleção Outubro Rosa adquirida, compromete-se a doar 1€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro e assim reforçar o seu apoio às mulheres vítimas desta doença”

A marca de lingerie Intimissimi junta-se à atriz Sofia Ribeiro, que também lutou contra um cancro de mama, e à Liga Portuguesa para o Cancro para uma campanha de solidariedade.

Segundo avança o comunicado enviado às redações, “durante todo o mês de outubro, por cada soutien vendido em qualquer loja do país e online, a marca doa 2€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar a luta contra o cancro da mama”. As lojas físicas vão, nesta ocasião, ter “uma decoração especial dedicada ao tema, em todo o país”.