Saiba quais os materiais que o álcool gel pode estragar

iStock-1134789960 (1)
[Fotografia: iStock]

Sabemos que o facto de usarmos joias como anéis, pulseiras ou relógios, atualmente, pode representar um risco para a nossa saúde caso estes artigos não sejam desinfetados com frequência. Mas apesar de ser aconselhado desinfetá-los, será que o álcool gel os estraga?

A questão é lógica se partimos do princípio de que a maioria da população usa acessórios diariamente. Agora, sempre que desinfetamos as nossas mãos, estas jóias são diretamente expostas ao álcool gel. E, como todos os especialistas concordam, é aconselhável lavar todas as joias usadas diariamente, pelo menos uma vez por dia.

Mesmo que não sejam utilizadas ​​regularmente, mas ocasionalmente, elas devem ser desinfetadas após o uso, como é feito com roupas ou outros acessórios. Mas desta vez, com atenção extra, pois a joia pode ser danificada.

Para fazer isso, deve ter em conta o tipo de material, como explicou ao SModa Jonathan Gonzalez, diretor da marca de joias David Locco: “O álcool gel pode gerar reações adversas em peças de jóias banhadas em ouro branco, ainda mais se forem perfumados“.

O processo de desinfeção nas empresas

Se as joias banhadas a ouro branco são motivo de preocupação em empresas como a David Locco, também existem outros materiais que, às vezes, aparecem nos nossos acessórios que são delicados e suscetíveis ao uso do álcool gel.

De acordo com o que o porta-voz oficial da marca Joyería Suárez disse ao Smoda, “esmeraldas, pérolas ou turquesas são danificadas pelo contacto com o produto, portanto, se a sua joia inclui alguma, é necessário evitar o seu uso”.

Era de se esperar que o álcool gel com o qual desinfetamos a nossa pele não fosse o mais adequado para fazer o mesmo com as nossas joias. É por isso que cada empresa tem os seus próprios mecanismos e formas de proceder diante desta nova realidade.

“As nossas joias passam por um processo exaustivo de desinfeção“, explicou o porta-voz da Joyería Suárez, acrescentado que, para isso, usam “um esterilizador UV Led, um pulverizador de álcool a 70 graus e um pano 100% algodão”.

Como fazer em casa?

Embora existam várias técnicas utilizadas por profissionais, os especialistas concordam que, em casa, o processo a ser realizado para limpar e desinfetar joias é mais simples e igualmente eficaz: “a melhor e mais recomendada ferramenta de limpeza e desinfeção é o sabão neutro“, aconselha a Joyería Suárez.