Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba quais os principais erros durante o sono e que causam rugas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualidade do sono e cuidados com a pele são duas das grandes preocupações que toda a gente tem. Envelhecer é quase um tema tabu na nossa sociedade e cultura, cada vez mais é encarado com uma corrida contra o tempo. A necessidade de encontram séruns ou procedimentos que atrasem o avanço da idade nunca foi tão elevada como agora.

Porém, no dia-a-dia há erros que se cometem e que podem provar rugas e dar um aspeto mais envelhecido. Portanto, há que evitá-los antes de prosseguir para medidas mais radicais.

De volta aos deslizes comuns, há alguns que ocorrem durante o sono e que acabam por contrariar todas as intenções, mas são resolúveis. Não desespere. veja abaixo quais são.

Dormir de barriga para baixo pode ser confortável. Porém, esta posição pode acelerar o desenvolvimento de rugas na pele, fazendo com que linhas finas apareçam no seu rosto. “Colocar a sua cara diretamente na almofada provoca fricção na pele. À parte das rugas em volta das bochechas e do maxilar, também se podem desenvolver rugas na testa e patas de galinha no olhos”, explicou Charu Sharma, Dermatologista chefe na CureSkin.

Apesar de não ter de se preocupar em, de repente, acordar com a cara repleta de rugas após uma noite de sono, estar anos a dormir nesta posição pode criar linhas finas e irritação.

Pense quando adormece com o rosto encostado a algum material e acorda com esse padrão desenhado na pele. “Dormir de barriga para baixo dobra e cria pressão na pele que pode provocar vincos permanentes, como quando dobramos uma camisola e depois a tiramos. Estas linhas podem-se tornar mais profundas e dar uma aparência mais velha”, referiu a dermatologista Maryann Mikhail.

Outro fator que pode acelerar o processo de envelhecimento e o surgimento de rugas por dormir de barriga para baixo é a sua rotina de beleza. Retinol é uma solução importante e eficaz que aumenta os níveis de colagénio produzido e que, aplicando protetor solar com frequência, é essencial para evitar danos causados pelo sol. Mas, ao não ter estes cuidados durante o dia, pode tornar a pele ainda mais sensível e propensa a desenvolver rugas com mais facilidade.

“Se estes hábitos de sono forem acompanhados pela falta de protetor solar e uma pele desidratada, as rugas podem desenvolver mais cedo. Cuidados regulares com a pele e o uso diário de proteção solar e a hidratação da pele à noite vai ajudar de certeza”, afiança Sharma. Se não conseguir dormir em outra posição tente optar por fronhas de almofadas de seda, pois, ajuda a reduzir a fricção no rosto durante a noite.

O melhor mesmo é tentar dormir em outra posição, como de costas ou de lado. Estas posições não só previnem as rugas como ajudam a aliviar a dor nas costas, azia e dores de cabeça.