Saiba qual é o seu tipo de personalidade durante o teletrabalho

iStock-1166203002 (1)
[Fotografia: iStock]

Apesar de Portugal já estar em desconfinamento há, aproximadamente, dois meses, ainda há muitas pessoas que continuam a trabalhar a partir de casa, já que váras empresas continuam encerradas devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Para quem está em teletrabalho desde o início da pandemia, é normal que note algumas diferenças na sua personalidade no que diz respeito ao trabalho.

Um estudo recente revelou que durante o teletrabalho se desenvolveram dois tipo de personalidade: o segmentado e o integrado. A pesquisa baseou-se nas preferências individuais para os limites ideais entre casa e trabalho.

Embora estes tipos de personalidade tenham sido identificados muito antes das pessoas serem obrigadas a trabalhar em casa, agora esta realidade nota-se cada vez mais: trabalhar durante esta pandemia já é bastante desgastante e trabalhar contra a forma à qual estava habituada pode estar a agravar os sentimentos de exaustão.

Como saber se tem uma personalidade segmentada ou integrada?

Os segmentados “querem manter o máximo de limites possíveis entre a vida profissional e a vida pessoal, enquanto os integrados não se importam com a distinção das duas partes” disse Laurens Steed, professora assistente de administração da Farmer School of Business da Universidade de Miami, ao The Huffington Post.

A professora descobriu que é útil observar como os integrados e segmentados caem num continuum: pode ser uma segmentada extrema, uma integrada extrema ou cair num ponto intermediário.

No seu livro de 1996, Casa e Trabalho: Negociando Fronteiras Através da Vida Quotidiana, a socióloga Christena Nippert-Eng diz ter descoberto que os segmentados, geralmente, traçam a linha entre trabalho e casa através de objetos – por exemplo, tendo calendários, uniformes ou conjuntos de chaves separadas para cada lugar ou atividade.

Laurens Steed disse que pode ser mais fácil para os segmentados “desligar” do trabalho, enquanto pode ser mais difícil para os integrados resistir a voltar ao computador e, por exemplo, responder a um e-mail à noite.