Teletrabalho: a personalidade laboral muda. Veja como fica a sua

pexels-andrea-piacquadio-3765035(1)

Um estudo recente revelou que durante o teletrabalho se desenvolveram dois tipos de personalidade: o segmentado e o integrado. A pesquisa baseou-se nas preferências individuais para os limites ideais entre casa e trabalho. Um olhar sobre o teletrabalho que volta a merecer atenção depois de Portugal estar a assistir a um novo aumento de casos, com o executivo a admitir conceber eventuais modalidades de confinamento, e de vários países da Europa estarem a voltar a apertar medidas.

Em vésperas de decisões mais radicais, veja qual a sua personalidade e o que pode melhorar ou mudar face à experiência que já conhece.

Embora estes tipos de personalidade tenham sido identificados muito antes das pessoas serem obrigadas a trabalhar em casa, agora esta realidade nota-se cada vez mais: trabalhar durante esta pandemia já é bastante desgastante e operar contra a forma à qual estava habituada pode estar a agravar os sentimentos de exaustão.

Como saber se tem uma personalidade segmentada ou integrada?

Os segmentados “querem manter o máximo de limites possíveis entre a vida profissional e a vida pessoal, enquanto os integrados não se importam com a distinção das duas partes” disse Laurens Steed, professora assistente de administração da Farmer School of Business da Universidade de Miami, ao The Huffington Post.

A professora descobriu que é útil observar como os integrados e segmentados caem num continuum: pode ser uma segmentada extrema, uma integrada extrema ou cair num ponto intermediário.

No seu livro de 1996, Casa e Trabalho: Negociando Fronteiras Através da Vida Quotidiana, a socióloga Christena Nippert-Eng diz ter descoberto que os segmentados, geralmente, traçam a linha entre trabalho e casa através de objetos – por exemplo, tendo calendários, uniformes ou conjuntos de chaves separadas para cada lugar ou atividade.

Laurens Steed disse que pode ser mais fácil para os segmentados “desligar” do trabalho, enquanto pode ser mais difícil para os integrados resistir a voltar ao computador e, por exemplo, responder a um e-mail à noite.