Subir

Saiba qual o momento ideal para as mulheres deixarem de fumar

Fumar

Deixar de fumar é um dos desafios mais difíceis de enfrentar. Atualmente já existem muitas dicas e truques que ajudam a colocar um ponto final no vício, mas a força de vontade continua a ser a chave para o sucesso. Querendo ir mais longe, um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, realizou um estudo onde concluiu que as mulheres têm mais facilidade em deixar de fumar se tentarem na segunda fase do ciclo menstrual.

“Compreender as fases do ciclo menstrual e a forma como afetam os processos neuronais, o comportamento e a cognição é um passo crítico no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e em selecionar opções de tratamento individualizado, melhor para ajudar cada fumador a deixar de fumar”, explicou o autor do estudo, Reagan Wetherill, professor assistente de Psicologia na universidade.


Leia também o artigo: Esta é a melhor maneira de deixar de fumar


O ciclo menstrual estende-se entre o primeiro dia de menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. Este período de 28 dias divide-se em duas fases distintas. A primeira fase vai desde o primeiro dia ao 14.º e a segunda fase desde o 15.º ao 28.º dia. Segundo este estudo norte-americano, se as mulheres optarem por deixar de fumar na segunda fase do ciclo menstrual terão mais hipóteses de sucesso. Isto deve-se ao facto de, nesta altura, estarem mais ativas as regiões do cérebro relacionadas com as boas decisões.

“Curiosamente, os resultados podem representar uma ligação fundamental da fase do ciclo menstrual com o cérebro e podem ser generalizados para outros comportamentos”, acrescentou Teresa Franklin, professora de Neurociência e uma das autoras do estudo.

Cátia Carmo