Saiba qual o significado das cores dos alimentos

Não é por acaso que a maioria dos vegetais são verdes e os cereais integrais castanhos. Segundo a naturopata Vânia Ribeiro, os alimentos saudáveis estão divididos em cinco cores: verde, vermelho, laranja, castanho e roxo. E cada uma destas cores tem um significado, diretamente ligado aos efeitos que têm no nosso organismo. É isso que a autora do blogue ‘Made by Choices’ explica no livro As Cinco Cores da Cozinha Saudável, onde lhe dá também receitas simples, rápidas e deliciosas, todas sem açúcar (mostramos-lhe algumas na galeria de imagens acima).

links_CasacoCharlotte

“As cores das frutas e dos vegetais ocorrem devido à presença de fitonutrientes [são compostos naturais bioativos que promovem efeitos benéficos ao organismo] que estão presentes apenas nos alimentos de origem vegetal. Estes fitonutrientes desempenham funções importantes no nosso organismo como proteção, defesa, regeneração e eliminação de toxinas. Cada cor representa uma enorme variedade de fitonutrientes e por isso uma alimentação variada e colorida ajuda não só a nutrir o nosso corpo, mas também a prevenir doenças”, explica Vânia Ribeiro ao Delas.pt.

Os alimentos castanhos, por exemplo, estão relacionados com os pulmões, o sistema respiratório e imunitário (na galeria de imagens acima pode ver o que representam as cores naturais dos alimentos). No entanto, temos uma má notícia para si: os bolos recheados com chocolate que costuma comer não contam. Tal como Vânia Ribeiro afirma, os fitonutrientes só estão presentes nos alimentos de origem vegetal.

“Existem dois tipos de pigmentos. Os naturais, que a natureza nos fornece, estão presentes nos alimentos – frutas, vegetais, sementes e frutos secos – e normalmente encontramos in natura, no seu estado original ou pouco processado. Não costumam ter rótulos; E os sintéticos ou corantes, que são adicionados aos alimentos e normalmente encontramos embalados. Estes alimentos são processados e devemos evitar”, acrescenta a naturopata.

A difícil mudança de estilo de vida

Atualmente Vânia Ribeiro tem uma alimentação saudável, mas nem sempre foi assim. Antes de descobrir a naturopatia, pouco depois da adolescência, enchia-se de alimentos processados, açúcar e batatas fritas. Esse tipo de alimentação levou-a a ter gripes frequentes, acne severa e quistos. O processo de mudança não foi nada fácil.

“Mudar hábitos de uma vida leva algum tempo, é preciso querer e ter alguma dose de paciência. Quando temos uma alimentação pouco saudável, o nosso paladar não está habituado aos alimentos naturais e sem açúcar. O açúcar para mim sempre foi o mais difícil, mas é tudo uma questão de hábito, hoje já não consigo comer determinados alimentos que antigamente achava deliciosos”, afirma a criadora do blogue ‘Made by Choices‘.


“Dedicar algum tempo à organização e preparação de refeições é fundamental”


Com o livro As 5 Cores da Cozinha Saudável, Vânia Ribeiro espera levar os portugueses a experimentar o “maravilhoso e vasto mundo dos vegetais”.

“O trabalho, os filhos, o stress e os fatores económicos são algumas das causas para o insucesso no processo de mudança. Com a vida corrida é preciso encontrar um equilíbrio e dedicar algum tempo a preparar as nossas refeições, isso pode ser um desafio. Dedicar algum tempo à organização e preparação de refeições é fundamental”, acrescenta a autora.

Ficha técnica do livro:

As 5 cores da cozinha saudável

As 5 Cores da Cozinha Saudável, Vânia Ribeiro. Editora Lua de Papel, 17,70 euros