Quanto tempo duram em média as relações sexuais?

Uma coisa é a perceção de tempo, outra, bem diferente, é o real. E nas relações sexuais muito intensas, o casal pode ter uma perceção da sua duração muito mais longa do que na realidade foi. Outras ocasiões haverá em que tudo parece ter acontecido de forma muito rápida. Mas a grande dúvida dos casais é qual a duração média de uma relação sexual.


Veja também o artigo 7 razões (científicas) para fazer sexo todos os dias


O psicólogo da Universidade de Queensland Brendan Zietsch tem sido incansável na busca de uma resposta. Num artigo para a revista The Conversation, este especialista analisou vários estudos e descobriu que uma relação onde há penetração pode durar entre 33 segundos e 44 minutos. A média de diferentes casais (500 no caso do estudo mais significativo) era de 5,4 minutos (na galeria de imagens acima pode ver os locais proibidos para fazer sexo).

Brendan Zietsch explica que há condicionantes – e o uso do preservativo ou um homem ser circuncidado não são certamente – mas parece que estas dependem da sensibilidade peniana, por exemplo. Contudo, verificou-se que as relações sexuais na Turquia são mais curtas (3,7 minutos em média) do que em países como Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Outra descoberta é que quanto mais velho é o casal, menor é a duração da relação sexual.