Saiba que alimentos deve consumir para travar uma crise de ansiedade

iStock-1145422483 (1)
[Fotografia: iStock]

Num momento em que toda a população está preocupada com a pandemia do novo coronavírus, é natural que o número de ataques de ansiedade aumente. Mas há vários truques para controlar este problema, sendo que a alimentação se apresenta como um dos importantes aliados.

Apesar de uma boa alimentação poder ajudar a controlar os sintomas de uma crise de ansiedade, se essa sensação sai fora do controlo, pode trazer-lhe outros problemas, tais como os ataques de gula.

Uma alimentação equilibrada pode ajudar a controlar estas vontades repentinas de comer tudo, principalmente doces. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente na redução do stress, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Saiba agora quais são os alimentos que deve ingerir para ter um maior controlo nas crises de ansiedade.

Vitamina C: Alimentos como a laranja, limão, kiwi, acerola, entre outros, são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando por isso a sensação de bem-estar.

Triptofano: Este aminoácido aumenta a produção de serotonina, também conhecida como a hormona da felicidade. Entre carne de aves, ovos, queijo, peixe, ervilha e bananas, escolha dois destes alimentos e distribua-os por refeições durante o dia, aumentando a sensação de bem-estar.

Ómega 3: Atum, salmão, sardinha, linhaça e chia ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade, pois são ricos ácidos gordos que melhoram o funcionamento do cérebro.

Vitaminas do complexo B: As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são muito importantes para o sistema nervoso porque participam na produção de serotonina. Consuma alimentos como feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais, banana e fígado.

Magnésio: Para além de melhorar a qualidade do sono, também melhora a circulação sanguínea. Assim sendo, opte por alimentos como os cereais integrais, banana e oleaginosas.

Deve evitar consumir alimentos ricos em açúcar, bebidas alcoólicas, refrigerantes, farinhas refinadas (bolos, pães e biscoitos) e alimentos com alto teor de gordura, como fast food.