Saiba que cuidados deve ter com os lençóis brancos

lencóis
[Fotografia: Castorly Stock/ Pexels ]

Manter os lençóis brancos impecáveis é uma tarefa que por vezes parece impossível. A roupa branca, em geral, tem tendência a ficar amarelada com o tempo, o que lhe confere um ar um pouco desagradável.

No entanto, existem pequenos truques e dicas que a podem ajudar a manter a roupa da cama sempre com um aspeto novo e brilhante. Descubra alguns desses segredos e mantenha os lençóis como novos.

Antes de mais, deve ter sempre em atenção a as instruções que estão nas etiquetas antes de lavar o seu jogo de lençóis.

Na hora de colocar a roupa na máquina de lavar opte por produtos neutros e evite os que têm cloro, pois isso enfraquece as fibras dos tecidos. Prefira ainda detergentes líquidos.

O álcool também pode ser um bom aliado, não só ajuda no processo de lavagem como ainda ajuda a higienizar os lençóis. Para este processo coloque um pouco de álcool em peças brancas enquanto estão de molho.

O bicarbonato de sódio também é um bom amigo na hora de deixar os seus lençóis com um branco impecável. Evite lavar a roupa de cama com calças, camisolas e afins.

Apesar de ser bastante apelativo secar a roupa ao sol, o ideal é colocar estas peças à sombra. Se decidir passar os lençóis a ferro confira, na etiqueta, a temperatura adequada.

Opte por lavar os lençóis em água fria e nas primeiras lavagens evite a máquina de secar para não encolher as peças. Os edredons e os cobertores também devem ser lavados sozinhos na máquina da roupa. Estas são peças que podem ser lavadas a cada três meses de uso.

Também pode usar o aspirador para tirar o pó dos edredons e cobertores semanalmente, ou utilizar uma capa.

Mas não só a lavagem é importante, saber como guardar os seus lençóis também é importante. Ora para um armazenamento correto deixe os armários bem arejados antes de guardar a roupa de cama e forre as prateleiras com papel.

Deixar estas peças cobertas com papel de seda ou celofane azul é uma boa escolha, pois protegem o tecido e retêm a luminosidade. Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana nas estações mais frias e, no verão, a cada três dias.