Saiba se está no milhão de famílias que pode vir a receber apoio de 240 euros para o Natal

pexels-angele-j-128402
[Fotografia: Angele J/Pexels]

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, 14 de dezembro, o pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que beneficiem da tarifa social da energia ou recebem prestações mínimas, como subsídio social de desemprego, RSI, CSI, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão e a pensão social de velhice.

A medida será aprovada em Conselho de Ministros e divulgada na íntegra na quinta-feira, 15, e foi anunciada durante uma entrevista à revista Visão. “Esta semana, o Conselho de Ministros vai aprovar um outro aumento, para as famílias mais vulneráveis, de uma prestação extraordinária de 240 euros, que corresponde a um esforço muito grande, tendo em conta aquilo que foi a evolução da inflação neste segundo semestre”, revelou o chefe do Governo à Visão.

De acordo com António Costa, este apoio começa a ser pago no dia 23 de dezembro, até ao final do ano. “A inflação é muito desigualitária nos seus efeitos”, argumentou o líder do executivo, salientando que “os preços têm subido para todos”, mas nem todos têm “a mesma capacidade de acomodar a subida dos preços”.

Este novo apoio extraordinário abrange o mesmo universo de pessoas que já foram contempladas em duas prestações extraordinárias este ano, em duas tranches de 60 euros cada, no final dos primeiro e segundo trimestres, acrescenta a Visão no artigo que acompanha o trecho da entrevista hoje revelado.

com Lusa