Designer Luís Buchinho estreia-se nas novelas gráficas e por uma causa solidária

Lisbon Fashion Week
Luis Buchinho [Fotografia; EPA/RODRIGO ANTUNES]

Salomé tem 14 anos, vive na Madeira e é retirada aos pais, por estar em contexto de uma família negligente e como vítima de abuso sexual. O tribunal decide então realojá-la numa casa de acolhimento temporário. Esta é a história de SAL, um argumento de João Andrade e com ilustrações do designer Luís Buchinho, e que já está à venda.

Esta história de sobrevivência de adolescentes e crianças em risco, sobre a importância de pedir ajuda e ser ajudado e a capacidade de seguir caminhos bem diferentes daqueles em que se cresceu. Este trabalho marca a estreia pública do designer de moda no mundo das novelas gráficas e num projeto que tem um cariz solidário.

[Fotografia: Divulgação]
[Fotografia: Divulgação]

Feito em parceria com a fundação madeirense Cecília Zino, a obra vai reverter, por cada exemplar vendido, dois euros a entregar àquela entidade e tem o objetivo de construir uma nova casa de acolhimento de crianças e jovens em risco, no Funchal.

Apesar de grande parte da sua vida profissional ser feita de croquis de moda, o estilista revelou que teve de voltar a estudar para dar vida a esta nova forma de comunicar e que passa pela banda desenhada.