Sala de Corte: Um restaurante de carne com alternativas ‘plant-based’

Que a carne é a grande aposta da Sala de Corte não é segredo nenhum. O nome indica-o, o menu também, e as grandes câmaras de maturação logo à entrada, onde é possível ver alguns cortes da carne maturada ao longo de 30 dias, não deixam dúvidas de que este é um restaurante para carnívoros. Mas não exclusivamente.

Há muito mais do que entrecôte, vazia, picanha chuletón galego para explorar nesta elegante steakhouse, instalada numa nova morada, no Cais do Sodré, desde 2018. É certo que a filosofia carnívora pode não agradar a quem segue um estilo de vida 100% vegan ou vegetariano, mas quem tem uma alimentação flexitariana (por vezes come carne, por outros não) ou à base de plantas vai encontrar na Sala de Corte várias alternativas sem esta proteína.

A solução está nos acompanhamentos e entradas do restaurante que são tão elogiados pelos carnívoros quanto a carne. O Brás de cogumelos e espargos verdes é um dos mais populares e pode ser servido como prato principal para quem não come carne. As doses são ligeiramente superiores, nestes casos, no entanto o preço não muda: 6 euros.

O gratinado de batata-doce é um dos acompanhamentos que pode também ser conjugado com os legumes na brasa ou ainda com o esparregado de espinafres com o Queijo São Jorge DOP 12 meses. O puré de batata trufado é outra das possibilidades, bem como (para quem come enchidos) o guloso arroz de feijão com chouriço de cebola e farofa de mandioca.

Vale a pena explorar a carta de cocktails ou mocktails e pedir um para acompanhar o prato, mas importante é mesmo guardar espaço para a sobremesa, caso seja guloso. Carnívoros e flexitarianos ou vegetarianos podem (e devem) dividir aquele que é o momento final da refeição, até porque as porções são generosas. A pavlova de frutos vermelhos com sorvete de framboesa e lima agrada a quem prefere sabores mais cítricos e leves, mas o falso crumble de caramelo com chocolate e amêndoa é chave de ouro para fechar o almoço ou jantar na Sala de Corte.

A sala principal com os seus sofás de pele bordeaux, um balcão com 60 lugares e candeeiros vintage e dourados é escolha mais óbvia para fazer uma refeição intimista, no entanto se for almoçar aproveite para explorar o pátio interior, que fica no fundo da sala.

Sauvage: o novo restaurante da moda com uma selva em plena Lisboa