O salário mínimo nacional está atualmente fixado em 820 euros e o governo anunciou esta quinta-feira, 28 de novembro, que aprovou aumento de 50 euros para 2025.
Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, foi aprovado o”decreto-lei que aumenta o salário mínimo nacional, para o ano de 2025, para 870 euros”, anunciou o governante no final da reunião do Conselho de Ministros.
De acordo com o ministro, este aumento de 50 euros integra a trajetória acordada com os parceiros sociais, que prevê que o salário mínimo ultrapasse os mil euros em 2028. Leitão Amaro sublinhou que este é um aumento justo e importante, “significativamente superior ao que tinha sido prometido pelo Governo do PS”.
“É um esforço significativo para aqueles que mais precisam”, concluiu o ministro da Presidência.
Em março deste ano, um estudo da Comissão para a Igualdade da CGTP, publicado a propósito do dia Internacional da Mulher, 22% das trabalhadoras, de um volume total de um milhão 945 mil, auferia o salário mínimo nacional em 2023, que era, à data 760 euros. Contas feitas, 389 mil mulheres portuguesas levavam para casa o rendimento mínimo. Nos homens, a percentagem que auferia igual valor era de 19,5%, menos 2,5 pontos percentuais que as mulheres.