Salma Hayek: “Hulk é o meu vingador preferido, lembra-me a minha avó”

ETERNALS
[Fotografia: Divulgação Eternals]

“Vivi pessoalmente um momento importante neste filme”, revela Salma Hayek. A atriz dá vida a Ajak em Eternos (Eternals), o filme de Marvel que chega aos cinemas portugueses já está quinta-feira, 4 de novembro. Uma aventura que a coloca no papel de super-heroína e, ao mesmo tempo, a vencer traumas pessoais que revela em conversa por escrito partilhada com a Delas.pt.

Tive um acidente grave com um cavalo há muitos anos. Adoro e tenho cavalos. Mas não montava. [No filme] tenho uma cena em que tenho de andar a cavalo. Não sabia se, de facto, conseguiria fazê-lo. Poderia ter tido uma dupla, mas decidi fazê-lo, e libertei-me a mim própria do medo. Consegui voltar a galopar e sinto que até ajudou à minha personagem. Foi uma experiência libertadora”, conta Hayek.

A entrar no domínio dos super-heróis e com uma personagem que se destaca pelo “lado maternal”, a atriz revela que o seu ‘vingador’ favorito, é… Hulk. “Lembra-me a minha avó”, recorda.

De volta a Ajak, Salma apresenta-a como “a líder dos Eternos” numa “perspetiva maternal”, “tornando-a diferente da maioria das chefes de outras películas”. “Ela tem de supervisionar todos esses seres incrivelmente poderosos e inteligentes que, às vezes, ficam entediados e fazem coisas malucas ou se distraem e afastam-se do caminho da missão. Ela também é a única que comunica com os Celestiais, e o seu poder é o da cura. Ela tem uma relação muito especial com cada um dos outros Eternos, e eles são todos diferentes”, detalha.

Ser Ajak puxou, revela Salma Hayek, pelo choque e pelo lado do empoderamento da atriz, uma luta que lhe chegou, também, pelo guarda-roupa.Foi um pouco chocante quando me vi com o figurino pela primeira vez, porque estava a tentar agir com verdade para com a personagem e torná-la muito humana de várias maneiras”, contextualiza.

[Fotografia: Divulgação/Eternals]
Quando me vi com o fato de super-heroína, parecia Halloween ou algo assim. Não estava acostumada, foi estranho. Mas havia uma mistura de empoderamento e também a alegria da criança que existe dentro de mim”, recorda. E prossegue: “Ao mesmo tempo, o orgulho de poder usar esse fato significava algo importante. Tive a sorte de trabalhar com Sammy Sheldon Differ, a nossa figurinista, e ela adicionou um conjunto de detalhes simbólicos ao meu guarda-roupa.”

Eternos (Eternals no original), é um filme da realizadora Chloe Zhao, que ganhou os Óscares de melhor filme e melhor realização com Nomadland, em abril 2021. A película que agora chega ao cinema e conta com nomes como Angelina Jolie, Gemma Chan, fica também marcada pela diversidade do elenco, detalhe que Salma Hayek ressalta em tempo de lançamento da película. “Estou muito feliz por fazer parte deste filme para a Marvel Studios porque Chloé tem uma visão muito específica. É o elenco mais diverso que já tiveram. Ela usa as nossas personalidades e a nossa diversidade de uma forma integrada no filme, que unifica e celebra isso mesmo. É muito orgânico”, refere.