Lotes contaminados de chocolates kinder não vieram para Portugal, diz DGAV

Kinder pexels-polina-zimmerman-4108597
[Fotografia: Polina-Zimmerman/ Pexels]

“Tanto quanto a rastreabilidade dos operadores neste momento nos permite afirmar, os lotes de produto contaminados não vieram para Portugal”, refere a resposta da diretora-geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, enviada à Lusa.

A responsável acrescentou que Portugal, através da DGAV enquanto ponto de contacto nacional da Rede de Alerta Rápido de Alimentos e Alimentos para Animais (RASFF), “tem estado a acompanhar atentamente este assunto, com envolvimento de todas as autoridades nacionais e europeias, incluindo a Direção-Geral de Saúde”.

Vários produtos de chocolate da marca Kinder fabricados na Bélgica foram retirados do mercado francês por suspeitas de que possam ter sido o motivo de 21 casos de salmonela identificados no país, oito dos quais exigiram internamento.

A Direção-Geral da Saúde de França explicou em comunicado que as suas investigações revelaram que os 15 doentes que foram interrogados até agora relataram ter consumido nos dias anteriores à manifestação dos sintomas de intoxicação aqueles produtos da marca Ferrero.

Os produtos em causa são o Kinder Surprise em formato de 20 gramas, o Kinder Schoko-Bons com prazo de validade entre o final de abril e o final de agosto, o Kinder Happy Moment e o Kinder Mix com prazo de validade até final de agosto, em diferentes formatos.

Os casos de salmonela localizados em França e potencialmente ligados ao consumo deste chocolate – reportados em crianças com uma idade média de quatro anos – têm a mesma estirpe responsável por surtos no Reino Unido e na Irlanda, também associados a determinados produtos Kinder, salientou a autoridade de saúde francesa.

[Notícia atualizada às 13.00 horas]