Sapatos rasos. Uso excessivo pode ser prejudicial?

tenis
[Fotografia: cottonbro/ Pexels]

Quem nunca ouviu dizer que os sapatos de salto alto fazem mal à coluna e que devemos optar por sapatos rasos? Pois bem, a verdade é que tudo o que é em demasia é mau e abusar de calçado plano pode ser tão prejudicial ou mais que os de salto.

As sapatilhas, as sabrinas, chinelos, e afins, que tanto se usam nesta época de verão, podem ser ou parecer muito confortáveis, mas também podem causar danos. Muitas vezes, o desconforto que se sente no pé, tendão de Aquiles ou pernas está ligado à má escolha de calçado.

Mas por que razão o calçado raso pode ser tão prejudicial com o de salto? A resposta está no apoio na zona do calcanhar.

Especialistas revelam que o ideal é optar por calçado que não tenha uma sola muito fina nem muito rígida para que exista um amortecimento correto. Ou seja, se usarmos um calçado completamente plano o pé não terá um suporte adequado na zona do calcanhar ou uma forma adequado para o arco do pé, o que pode causar dor nos músculos e tendões.

Deve eleger assim um sapato que tenha uma diferença de altura entre a área do calcanhar e a restante área do pé.

O uso abusivo de sapatilhas pode ainda levar a problemas como a osteoartrite, que é uma inflamação e desgaste da articulação sobrecarregada e que pode ocorrer no joelho ou tornozelo.

Uma mudança de postura também pode ser uma consequência. Uma tendinite pode ser uma realidade, ou seja, uma tensão no tendão de Aquiles. O arco caído também dever ser tido em consideração, pois o uso excessivo de calçado plano pode tornar uma desordem na ponte do pé o que se traduz em dor ao caminhar.

De forma a evitar estes problemas, deve fazer uma transição gradual e investir em calçado que proporcione um bom amortecimento do pé. Opte por um salto com cerca de três centímetros e meio.