Publicidade Continue a leitura a seguir

Sara Carreira: um ano depois da morte e cinco momentos decisivos

Fotografias: Instagram Sara Carreira

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um ano, 5 de dezembro de 2020, o país acordava com a trágica notícia da morte de Sara Carreira, de 21 anos. A filha de Tony Carreira morreu no seguimento de um acidente de viação que teve lugar na A1 e que envolveu outros carros, inclusivamente o da fadista Cristina Branco.

Uma perda da família Carreira que tem sido evocada com dor, tristeza e luto, mas também com solidariedade e como forma de perpetuar a memória da filha mais nova do clã carreira.

Recorde cinco dos momentos chave que aconteceram neste ano após a morte de Sara Carreira.

Associação Sara Carreira

Em maio, a família Carreira criou a Associação Sara Carreira que tem como objetivo ajudar crianças e jovens através da atribuição de 21 bolsas de estudo. “Dar continuidade aos sonhos da Sara e à sua forma de estar perante os outros é o desígnio e a razão de ser da Associação Sara Carreira”, lê-se no perfil de Instagram da instituição.

Sara Matos, João Baião, Cristiano Ronaldo ou César Mourão são alguns dos embaixadores desta associação. Na passada quarta-feira, 1 de dezembro, decorreu a Gala dos Sonhos, da Associação Sara Carreira, e que foi apresentada por Fátima Lopes, na SIC.

As primeiras palavras públicas de Tony Carreira

Após cinco meses da morte de Sara Carreira, em maio, o patriarca da família concedeu a primeira grande entrevista. Numa conversa intimista e emotiva com Manuel Luís Goucha, o artista assumiu as dificuldades que enfrentou e o “vazio” que sentiu. “Quando a minha filha partiu foi de uma violência extrema. Morri por dentro e ainda estou a tentar encontrar alguma vida cá dentro”, disse durante a entrevista.

Álbum “A Minha História”

A Minha História é o nome do álbum póstumo lançado em novembro deste ano. O anúncio do lançamento do novo trabalho de Sara Carreira foi feito por Tony Carreira nas redes sociais.

Sempre que acreditamos, a magia volta a acontecer. Este é um álbum de sonhos e esperança pela voz doce da Sara, com a reedição do ‘Leva-me a Viajar’ que conta com mais de 30 vozes inconfundíveis”, lê-se na publicação do cantor romântico.

Acusação por homicídio negligente

Ivo Lucas, namorado da intérprete, era o condutor do carro onde seguia Sara Carreia e, a 28 de novembro, acabou por ser constituído arguido por homicídio negligente.

Foi na última semana deste mês que a GNR entregou as conclusões finais do relatório ao Ministério Público de Santarém. De acordo com o processo, o ator e cantor seguia em excesso de velocidade, num piso escorregadio, pois tinha chovido nessa noite. Contudo, aquando do acidente, já não chovia e o embate podia ter sido evitado, o que levou a que fosse constituído arguido por homicídio negligente.

Mas não só a Ivo Lucas foram apontados comportamentos negligentes, também a pessoa que seguia no Wolkswagen Passat, que se despistou minutos antes do acidente fatal, e a fadista Cristina Branco, que embateu no carro despistado e não assinalou, terão de responder à justiça.

O Ministério Púbico continua a analisar a responsabilidade penal dos três arguidos para elaborar uma acusação por homicídio por negligência.

“Gala dos Sonhos”

A “Gala dos Sonhos” da Associação Sara Carreira aconteceu nesta quarta-feira, 1 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contou com a presença de vários artistas. O evento foi transmito pela estação de Paços de Arcos e a apresentação ficou a cargo de Fátima Lopes.

A associação está a apoiar 21 bolseiros e durante a gala foram angariados mais de 50 mil euros. Personalidades como Pedro Granger e Jessica Athayde estiveram a atender as várias chamadas dos telespetadores.