Saúde mental e depressão: Famosas que estão a tomar a dianteira a falar do tema

Lágrimas antidepressivos luta famosas saúde mental
[Fotografia: Instagram Inês Faria]

A saúde mental tem sido um problema cada vez reforçado no panorama mediático com vários testemunhos das famosas que apelam à normalização do tema, partilhando a sua história.

Inês Faria, de 24 anos, surgiu, em lágrimas, nas redes sociais para contar a sua história: começou a tomar antidepressivos aos 13 anos e, apenas há seis meses, deixou de tomá-los.

“Podia ser o típico post em que mostro que fui almoçar a uma esplanada de praia e escrevo a descrição ‘Sábados bons’. Mas como podem ver na última foto, a verdade é que passei a manhã a chorar e isso já ninguém saberia se não postasse”, começou por partilhar.

Inês Faria
[Fotografia: Instagram Inês Faria]
“Custa-me que por aqui (e contra mim falo) pareça sempre tudo tão perfeito. Abro o Instagram e vejo vidas perfeitamente invejáveis. E por vezes, confesso que custa-me a acreditar que não o sejam realmente. Mas depois tenho a certeza que não são, porque eu sou o exemplo perfeito disso. Todos (todos mesmo) temos os nossos problemas, medos e inseguranças. Sou conhecida como a miúda bem-disposta, divertida e de sorriso fácil. Mas na verdade, sou também a miúda que começou a tomar antidepressivos aos 13 anos e que só há seis meses os deixou”, prosseguiu a apresentadora do programa Faz Faísca, da RTP.

A comunicadora revelou ainda que é acompanhada regularmente por um psicólogo. “Tenho-me esforçado diariamente para que isso não interfira tanto nas minhas relações pessoais, como profissionais, mas há vezes que simplesmente não dá”, rematou.

Também Carolina Deslandes abriu o livro e dividiu o problema que enfrenta quando sofre de ataques de ansiedade, em abril deste ano.

“A todos que estão bem num minuto e no outro, sem saberem porquê, estão a ter um ataque de ansiedade, a todos vocês que ficam em loop a duvidar das vossas capacidades, da vossa beleza, do vosso coração”, referiu, garantindo de seguida que é uma de muitos que sofrem do mesmo problema.

Carolina Deslandes
[Fotografia: Instagram Carolina Deslandes]
“Sou uma de vocês, não somos extras terrestres. Se precisarem liguem para a linha voz amiga e se puderem, façam terapia. Ninguém está sozinho”, concluiu a cantora de temas como “A Vida Toda” e “Moutains”.

Jéssica Athayde frisou a importância que tem falar da saúde mental, partilhando os contactos dos profissionais de saúde com quem trabalha diariamente.

Jéssica Athayde
[Fotografia: Instagram Jéssica Athayde]
“Sempre falei abertamente sobre a importância que a terapia tem na minha vida. Já partilhei que tenho uma psicóloga, um psiquiatra, que faço medicina chinesa e até terapia quântica. Que toda a ajuda é bem-vinda”, afirmou.

“Agora deixo aqui sugestões de contactos. E façam vocês o mesmo. Não há vergonha em pedir ajuda, e arrumarmos as nossas gavetas emocionais só nos ajuda a avançar na vida sem medos e de coração disponível”, escreveu, num InstaStories, ferramenta do Instagram.