Saúde: Sinais a que deve estar atenta quando olha para a sua língua

iStock-1132777858 (1)
[Fotografia: iStock]

As nossas línguas podem oferecer detalhes únicos sobre o nosso bem-estar físico e mental e, embora a nossa respiração possa ser fresca, a boca pode estar a dizer o contrário. Por essa razão é necessário prestar atenção a alguns sinais de que a nossa saúde está comprometida.

“A língua é um barómetro da saúde de várias maneiras, funcionando como uma espécie de mapa de desempenho dos órgãos internos”, diz o acupunturista Ross Barr à edição britânica da revista Glamour.

“Podemos dizer muito sobre o estado interno de um indivíduo pela sua língua, como se ele tem excesso de fluidos corporais, calor no sistema digestivo ou se está anémico“.

Jasmine Hemsley, guru do bem-estar concorda: “a saúde geral começa com uma boca saudável, pois isso promove uma digestão ideal, que, por sua vez, faz-nos sentir mais equilibrados e energizados”.

Mas enquanto na medicina chinesa usam o diagnóstico da língua para revelar o funcionamento dos órgãos internos, Jasmine Hemsley aponta que não é preciso ser um especialista na doutrina do mapeamento da língua para perceber que algo não está bem: “é relativamente fácil reconhecer quando a língua está ou não com boa saúde. Se estiver inchada, vermelha, rachada, difusa, pálida ou com marcas de dentes, essas são dicas para que cuidemos de nós mesmos.”

Mas não são apenas as medicinas antigas que sincronizam as nossas línguas como marcadores de boa saúde, à medida que novos estudos descobriram que o microbioma da boca é parte integrante da nossa busca por uma boa aparência e sensação de bem-estar.

Algumas pesquisas mostraram que o desequilíbrio entre bactérias boas e más na nossa boca podem ser responsáveis por doenças como a meningite.

Olhar para a língua de um paciente muitas vezes oferece pistas sobre a sua saúde geral e, às vezes, pode ser a primeira indicação de que algo está errado”, disse o cirurgião Alastair Fry à Glamour.

“É uma ótima maneira de detetar os primeiros sinais de doenças como anemia e, para alguém com interesse especial em cancro da boca, é uma boa maneira de detetar sintomas”, acrescentou.

Como ler a língua de acordo com o Alastair Fry:

Língua lisa e pálida:
“Uma língua lisa pode ser um sinal de deficiência nutricional. Se estiver pálida, pode indicar anemia ou falta de vitaminas B”.

Manchas brancas na superfície:
“Manchas brancas que não desaparecem podem apontar para células cancerígenas, por isso, vale a pena pedir ao seu médico para dar uma vista de olhos”.

Manchas brancas nas laterais:
“É geralmente quando alguém range os dentes à noite, o que os esfrega contra a língua e muitas vezes é um sinal de que o paciente está stressado”.

Aftas:
“É perfeitamente normal ter aftas na boca de vez em quando, mas doenças como a celíase costumam aparecer primeiro na língua. Aftas que persistem por mais de duas semanas devem sempre ser verificadas, pois o cancro da boca tende a apresentar-se como aftas nos estágios iniciais.”