Se lhe caem mais de 100 cabelos por dia, deve estar atenta. Especialista explica o que fazer

pexels-moose-photos-170195-1036620
[Fotografia: Pexels/Moose Photos]

Estima-se que, em média, uma pessoa tenha entre 80 a 150 mil fios de cabelo, que estão em permanente rejuvenescimento. Por isso, a queda de cabelo faz parte do processo natural.

Contudo, há momentos em que a perda parece acentuada, fazendo disparar todos os alarmes, levando, por vezes, a exigir uma atenção médica. O especialista em Medicina Geral e Familiar e diretor clínico do grupo Insparya, Carlos Portinha, vinca que “perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia é considerado normal e faz parte do ciclo natural de renovação do cabelo”. Uma marca que, ultrapassada consecutivamente “por mais de 4 a 6 semanas, acompanhada de sinais como afinamento capilar ou falhas visíveis, pode ser indicativo de um problema que requer intervenção”, alerta o médico.

O recurso a ajuda especializada deve ter lugar quando, enumera Portinha, a “queda é superior a cem fios por dia por mais de um mês”, começam a surgir “áreas do couro cabeludo com falhas visíveis” ou há uma mutação dos cabelos para “fios mais finos e frágeis e com menor densidade”.

Um fio de cabelo pode durar entre quatro a oito anos

De acordo com o médico especialista, “o ciclo de vida do fio de cabelo pode durar de quatro a oito anos e desenvolve-se em três fases principais”, sendo que “cada uma delas desempenha um papel crucial na manutenção de um cabelo saudável”.

Ao detalhe, Carlos Portinha lembra que a primeira fase, a de crescimento (anágena) “representa o período mais longo do ciclo, com duração de três a sete anos”, crescendo a uma média de “um centímetro por mês”. O momento da transição (catágena), que dura cerca de”duas a três semanas”, “o fio de cabelo deixa de crescer e começa a separar-se da raiz”, o que sucede, em simultâneo, com “apenas 1% a 2% dos fios de cabelo”.

Num último e terceiro momento, a fase (telógena) prolonga-se por dois a três meses e corresponde, como detalha o especialista, “ao período de repouso completo do folículo”. “Cerca de 10% a 15% dos fios de cabelo estão nessa fase e, quando esta termina, caem naturalmente. Este ciclo permite uma renovação gradual e contínua dos fios de cabelo, mantendo a sua aparência saudável e uniforme”, explica Carlos Portinha.