Se lhe fizerem um destes sete pedidos, fuja!

pexels-rushay-booysen-4398355
[Fotografia: Pexels/ Rushay Booysen]

Numa relação recente, é comum ignorar as bandeiras vermelhas que devem ser entendidas como primeiros alertas de uma relação que ameaça, desde logo, não ser positiva e recompensadora. Falamos, para início de conversa, de irritação casual, pedidos questionáveis ou comportamentos incorretos.

Por isso, se o parceiro cometer algum (ou vários) destes sete erros, o melhor é ficar sozinha ou procurar alguém que realmente veja o que de melhor há em si.

Tentar mudar a imagem

Críticas construtivas devem ser sempre bem recebidas, mas isso nunca pode implicar uma mudança de identidade ou de imagem. Independentemente do estado da relação, a única que não pode estar sujeita a mexidas é a que cada uma tem consigo própria. Se o parceiro, realmente, gosta pelo que é, também vai gostar do exterior.

Colocar o prazer dele acima do seu

Se insistir em práticas sexuais com as quais não se sente à vontade, deve explicar isso mesmo. Se o parceiro insiste, então estamos a entrar num abuso de território. O mesmo acontece com o companheiro que coloca sempre o ego dele acima do seu.

“É uma red flag se o parceiro pedir para abdicar do prazer em função do dele”, disse Bianca Laureano, CSE, professora de educação sexual e cofundadora da Women of Color Sexual Health Network (WOCSHN).

Afastar os amigos e família

Um parceiro que está sempre à procura de defeitos nos seus amigos e quer tentar afastá-la da sua família é tudo menos um bom sinal. Companheiros que pedem isso vão ser inseguros até nas ausências mais simples e justificáveis,. Em demasia, os ciúmes são uma red flag de que a pessoa é insegura.

Invadir a privacidade

Mais do que irritante, é uma forma de controlo. Se o companheiro quer as palavras-passe das redes sociais, ter acesso às contas bancárias, ver os e-mails e controlar as tuas mensagens, está a ser psicologicamente tóxico. No dia em que um pedido desta natureza por feito, tem de pensar muito bem nas consequências que vão advir dali para si própria.

“Deixa isso para lá”

O companheiro de vida deve apoiar e reconfortar nos momentos de maior aflição. Se te pedir para esqueceres ou “deixares para lá” um momento traumático da tua vida, o melhor a fazer é ir embora. A cura demora tempo e se o parceiro não está preparado para ajudar-te no processo, tal é uma red flag.

Quebrar os limites definidos

Incentivar a fazer uma compra impulsiva ou insistir em levar a fazer surf quando não sabes nadar, não é muito engraçado. Um bom parceiro nunca deve forçar uma decisão que, na tua cabeça, já está mais do que tomada. Além do stress que tal provoca, este tipo de comportamentos traz sempre agregadas as táticas de manipulação: “Vamos fazer isto, depois prometo que faço uma atividade ao teu gosto”, pode bem ser a frase seguinte que não vai querer, nem deverá querer, ouvir.

Fazê-la sentir-se mal consigo própria

Um bom companheiro deve sempre promover a autoconfiança, fazê-la sentir-se amada e linda… Se fizer totalmente o oposto, não é a pessoa indicada. Ninguém merece menos do que o que dá.