Se quer perder peso tem mesmo de comer estas sopas

iStock-1037462770 (1)
[Fotografia: iStock]

Sabemos que existem várias formas de emagrecer que, com o complemento do exercício físico, garantem bons resultados. Desde os chás aos smoothies, também as sopas podem ser uma refeição saudável que a ajuda a perder peso.

Sendo ricas em fibras, vitaminas e minerais, as sopas melhoram o trânsito intestinal e o bom funcionamento do organismo, para além de terem poucas calorias.

Mas tenho em atenção que nem todas as sopas são as mais indicadas para a perda de peso. Deve evitar a utilização de sal e caldos de galinha em todas as sopas para evitar a retenção de líquidos.

Para além disso, o ideal é não bater a sopa na liquidificadora antes de comer, para que as fibras continuem inteiras e ajudem a evitar a absorção de gordura no intestino.

Assim, se está à procura de um complemento ao exercício físico para a ajudar a emagrecer, apresentamos três sopas que a vão ajudar.

Sopa de abóbora e gengibre

A sopa de abóbora e gengibre é rica em vitamina A, fibras e antioxidantes que aceleraram o metabolismo e melhoraram o trânsito intestinal.

Ingredientes
Meia colher de chá de azeite
Meia cebola picada
Um dente de alho picado e amassado
Meio quilo de abóbora descascada e picada
Duas chávenas de chá de água a ferver
Pimenta preta a gosto
Meia colher de chá de noz-moscada
Meia colher de chá de gengibre ralado
Duas folhas de couve picadas

Preparação
Refogar a cebola e o alho no azeite, e de seguida acrescentar a água a ferver, a pimenta e os outros ingredientes picados, deixando cozinhar por cerca de 30 minutos. Adicionar a noz-moscada e o gengibre, deixar cozinhar por mais dez minutos e desligar o fogão.

Sopa de frango com aboborinha

A sopa de frango com aboborinha é ideal para eliminar a retenção de líquidos e ajudar no emagrecimento.

Ingredientes
Um peito de frango
Quatro dentes de alho
Uma colher de sopa de azeite
Dois chuchus
Meia aboborinha
Duas cenouras
Meio repolho
Uma mão de agrião
Uma mão de couve
Dois tomates
Um litro de água

Preparação
Refogue o alho no azeite e adicione o frango cortado em cubos, deixando cozinhar até o frango ficar branco. Adicione a água a ferver e os outros ingredientes cortados em cubinhos, e deixe cozinhar em lume médio. Se preferir, utilize a panela de pressão e deixe os ingredientes cozinhar por cinco minutos.

Sopa de tomate, repolho e alho-porro

Esta sopa é rica em fibras e antioxidantes que vão ajudar a acelerar o trânsito intestinal, hidratar o corpo e combater o colesterol.

Ingredientes
Três tomates médios
Um pimentão verde inteiro e sem sementes
Três cebolas grandes
Três cenouras médias
Um talo de alho-porro
350 gramas de repolho roxo
Dois litro de água

Preparação
Numa panela com dois litros de água, adicione todos os ingredientes picados e deixe cozinhar em lume baixo por cerca de 30 minutos ou até todos os ingredientes estarem bem cozidos. Também pode adicionar pimenta, alho e salsa na sopa, mas é preciso evitar a utilização de sal e caldos de galinha.