Seat Ateca estreia-se em grande nos SUV

É o primeiro SUV da Seat mas, apesar da novidade, a marca espanhola partilha da plataforma do grupo Volkswagen usada na segunda geração do bem sucedido Tiguan. Entre os dois modelos e com a mesma motorização, o Ateca custa quase seis mil euros menos na versão 1.6 TDI de 115 cavalos (a partir de 28.100 euros), beneficiando também de menores consumos e emissões poluentes mais baixas. O Ateca só peca por chegar tarde, face à concorrência, mas traz argumentos fortes que se estendem ainda ao elevado nível de equipado e às restantes quatro opções de motorização disponíveis: a gasolina, o 1.0 turbo de 115 cv e o 1.4 TSI de 150 cv; a diesel acresce o 2.0 TDI com 150 ou 190 cv.

A unidade ensaiada foi o 2.0 TDI 4WD Xcellence, de 150 cv, que revelou rapidamente a sua vocação estradista. A firmeza da suspensão não compromete muito o conforto, mesmo com as jantes de 19 polegadas e pneus de perfil baixo – exceto quando o terreno é mais sinuoso e queremos pôr à prova esta versão de tração à quatro rodas. A questão é decidir se vale mesmo a pena comprar um 4×4 se não vamos tirar partido dele – este modelo tem comandos de condução snow e offroad e uma função Hill Descent Control, que controla a velocidade em descidas acentuadas. Se não necessitar de nada disto, poupa no preço e nos consumos, utilizando um motor igualmente potente, que se revela até divertido de conduzir.

O Ateca 1.6 TDI com 115 cavalos custa a partir de 28.100 euros.

Este SUV compacto tem um excelente desempenho em cidade, e permite variar o modo de condução entre o Normal, Sport e Eco. É desempoeirado, fácil de manobrar e de estacionar – estando mesmo ao nível dos melhores do segmento. Mais: poderá vir equipado com um assistente de trânsito, que acelera e desacelera automaticamente em função da distância a que estamos do veículo da frente (!). Se entrarmos em estradas de curva e contracurva não podemos estar à espera de um desportivo, mas a versão de tração integral até pode ser divertida de conduzir, já que se sente mesmo as rodas de trás a puxar pelo Ateca.

Por dentro, volta a sentir-se a flexibilidade deste Seat. Não é um modelo premium como o BMW X1, mas os materiais e acabamentos são de boa qualidade, e tem um bom nível de insonorização. Ajustar a melhor posição de condução não é difícil e os bancos têm apoios laterais que ajudam a fazer uma viagem confortável. A posição de condução é elevada (como se espera de um veículo deste segmento), permitindo ter boa visibilidade da estrada. E para condutores que procuram uma visão 360º, existe uma câmara que garante imagens de todas as manobras.

O tablier tem um design retilíneo, alinhado com outros modelos da marca, e os comandos são bastante acessíveis, tal como é fácil utilizar o ecrã tátil de oito polegadas na consola central.

Espaço é coisa que não falta neste Ateca. A bagageira de fundo duplo tem 510 litros de capacidade nas versões de tração dianteira e reduz para 485 litros nos modelos 4Drive. A unidade ensaiada incluía abertura e fecho elétricos. Quanto à habitabilidade, este SUV compacto tem lugar para quatro adultos viajarem confortavelmente – um quinto passageiro, só se for criança. Uma cadeirinha de bebé não impede que os restantes ocupantes viagem confortavelmente e com espaço suficiente. É um modelo adaptado às famílias.