12 segredos para chegar aos 100 anos com saúde

Fazer 100 anos. Já se imaginou? É realmente muito tempo e manter uma vida saudável e autónoma com um século de vida é uma questão que assusta muitas pessoas (para não dizer que muitas nem acreditam poder lá chegar). O livro O método japonês para viver 100 anos, da editora Planeta, desvendou alguns segredos para uma longevidade sã, algo que, para os japoneses, não parece ser assim tão difícil de conseguir.

A verdade é que a velhice é uma incógnita pelas doenças que vão surgindo, podendo por vezes levar mesmo à incapacidade motora e mental. Este livro mostra que “ainda assim, é possível desfrutar de uma vida feliz e autónoma”, e promete dar-lhe as respostas certas.

No Japão vivem mais de 65 mil centenários e o mais surpreendente é que a qualidade de vida é muito superior à que se supõe para pessoas com uma idade já tão avançada. Um exemplo disso é o caso de Mieko Nagaoka, um recordista de natação na sua categoria para os 1500 metros com 102 anos.

Após uma investigação que durou anos, Junko Takahashi – o autor do livro – percebeu que tal acontecia devido às alterações positivas evidentes no país: o crescimento económico, o avanço da tecnologia e a higiene no espaço público. “A limpeza e a higiene pública são tão excecionais que surpreendem os estrangeiros que visitam o Japão”, diz numa parte do livro.

No Japão há mais mulheres centenárias do que homens

A idade média de vida ultrapassou os 80 anos, o dobro de há um século e, segundo Junko – uma curiosidade para o público feminino: “quatro em cada cinco pessoas com mais de 100 anos são mulheres”.

Mas isto tudo tem uma explicação: hábitos, costumes e crenças. Segundo o autor estes são os temas que mais influenciam a vida destes centenários, que desfrutam da vida até ao ultimo dia ou que, pelo menos, tentam que assim seja. Apesar de considerarem que não têm nenhuma religião, “todos acreditam em deus” (“assim com minúsculas pois não é o único, mas sim um conceito (…)”.

Percorra a galeria e conheça as 12 ações, presentes no seu dia-a-dia e que podem influenciar seriamente a sua saúde a longo prazo. Comece já a prevenir-se para uma idade que está ao alcance de todos.

O desejo não tem rugas

É cuidadora informal? Conheça os poucos apoios a que tem direito