Segunda, 11 de janeiro: o dia mais mortal em Portugal

Rui Oliveira_ Global Imagens
[Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens]

Verdadeiramente negro. Nunca se perderam tantas vidas em território nacional como no dia 11 de janeiro de 2021. Num só dia 633 pessoas morreram, o valor mais alto desde 2000. O número do Instituto Nacional de Estatística foi avançado pelo Jornal de Notícias.

Daquele total de 633 perdas humanas, 155 são resultado da pandemia da covid-19, que atingiu o pico mortal mais alto da pandemia desde que chegou a Portugal, em março do ano passado.

Um valor de óbitos que atinge novo recorde depois de estar a ser registada, desde o início deste mês, uma média superior às 500 mortes diárias, um valor que se tem vindo a repetir em oito dias consecutivos.

Especialistas creem que este recorde de óbitos pode não ficar e antecipam cenário ainda mais negro em matéria de mortalidade, em Portugal.

O valor diário mais alto anteriormente registado e até ao início desta semana tinha ocorrido a 2 de janeiro de 2017. Nesse dia, foram reportadas 572 mortes, com a gripe e as baixas temperaturas a levarem a um excesso de 4467 óbitos.