Segundo a tradição William não pode ser padrinho de casamento de Harry

Padrinho ou “supporter“, eis a questão… Esta é a grande dúvida que tem assoado Inglaterra nos últimos dias. Segundo a tradição real o futuro Rei de Inglaterra, não pode ser padrinho de casamento do irmão mais novo. No entanto, há notícias que adiantam que Harry já terá feito o convite ao irmão, ignorando o protocolo da Casa Real.

Na prática ser padrinho ou ser “supporter”o título que, segundo a tradição real, William devia ter em vez de padrinho – é precisamente a mesma coisa, apenas o nome é que muda. As funções de padrinho passam por estar ao lado do noivo, ajudar em tudo o que for necessário, ser testemunha da união matrimonial e claro organizar a despedida de solteiro. Todas estas coisas também se espera que sejam feitas pelo “supporter“, por isso no fundo esta é apenas uma questão semântica, apesar disso não deixa de ser importante, já que ao dispensar o protocolo real o Príncipe Harry está-se a aproximar ao estilo de vida e tradições dos súbditos ingleses.

Uma descida do pedestal real, que já tinha acontecido em 2011, quando William quebrou a tradição e convidou Harry para padrinho de casamento em vez de “supporter”. Um precedente que dá força aos rumores de que o protocolo será quebrado novamente. Certo é o protagonismo que será dado aos filhos dos Duques de Cambridge, George irá voltar a derreter corações vestido de pajem e o vestido de menina das flores usado por Charlotte irá certamente ser amplamente copiado.

Meghan e as suas Damas de Honor

A outra grande questão que se impõem é a lista de damas de honor de Meghan Markle, que segundo a tradição americana é longa e composta pelas amigas mais próximas. Se a noiva quiser fazer jus aos costumes americanos, é de esperar que à frente dos noivos entre na igreja o grupo de damas de honor com vestidos compridos em tons pastel e bouquets de flores pequenos. (Será a Rainha Isabel II está preparada para isto?!)

Também já se põem a hipótese, entre a imprensa britânica, de Meghan convidar Kate para dama de honor. Uma hipótese pouco provável, já que, Kate será mãe pouco antes do casamento, além disso segundo a especialista em realeza Marlene Koenig, revelou à revista Cosmopolitan UK, “a Duquesa de Cambrigde mal conhece Meghan Markle”.

A lista de amigas de Markle que podem ter um papel de destaque na cerimónia tem nomes como a atriz Janina Gavankar, a tenista Serena Williams, a atriz Priyanka Chopra, a designer de moda Misha Nonoo, a atriz Abigail Spencer, a produtora Lindsay Roth, a stylist Jessica Mulroney e a influencer Olivia Palermo.

Veja na galeria algumas imagens do novo casal real.

A evolução de estilo Meghan Markle