Segundo Muelle: restaurante peruano é um dos melhores de Lisboa

O peruano Daniel Manrique abriu o primeiro restaurante Segundo Muelle, com pratos típicos do país, numa garagem que tinha em San Isidro, Lima, no Peru. Hoje, o projeto que inicialmente cabia num espaço de 40 metros quadrados, com apenas quatro mesas, expandiu-se além-fronteiras e já conta com 17 restaurantes espalhados por todo o mundo. Em Portugal existe há cerca de um ano e meio, na Praça D. Luís I, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e é considerado um dos melhores restaurantes da capital pelo concurso Lisboa à Prova, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Links_AliciaTirando raras exceções – o bolo de chocolate entre as sobremesas, por exemplo -, praticamente todos os pratos do Segundo Muelle em Portugal são tipicamente peruanos. O mais pedido é o risotto de quinoa com lombo salteado que, segundo o chef Sebastian Zapata, “tem uma influência chinesa mas envolve um trabalho com a carne e os legumes no wok que é representativo da gastronomia peruana”. No entanto, há muito mais para escolher entre os 34 pratos disponíveis.

Para este inverno, os responsáveis pelo Segundo Muelle em Portugal trouxeram da carta peruana um risotto de quinoa a la marinera que junta queijo parmesão, cogumelos, espinafres e ervilhas e é acompanhado por uma seleção de mariscos salteados. Um prato delicioso que promete concorrer com o popular risotto de quinoa com lombo salteado.

Como bebida, experimentámos o pisco sour, um cocktail peruano típico. “É basicamente uma aguardente vínica, semelhante à portuguesa. Pode ter muitos graus de álcool, mas não se sente como acontece no caso da tequilla e da vodka porque é mais aromático”, explicou ao Delas.pt o chef Sebastian Zapata.

Além destas delícias da cozinha peruana, o Segundo Muelle tem também um menu executivo, disponível à hora de almoço, de segunda a sexta-feira. Este menu é composto por amuse bouche, prato, água e café e custa 14,50 euros.


Leia também:

Restaurante Eleven, o novo destino de fim de tarde na relva