Seis atitudes que promovem relações longas e saudáveis, segundo os especialistas

Especialistas dicas relação longa saudável mulher homem
[Fotografia: Unsplash/Alvin Mahmudov}

Os especialistas juntaram-se, com a ajuda do site Fatherly, e compilaram um conjunto de fatores que são importantes a ter em conta para ter uma relação longa e saudável. Ora espreite!

A autora Nicole LaBeach garante que se não tiver confiança no companheiro/a é impossível entregar-se a 100% à relação e nunca vai estar à vontade para ser vulnerável. “Isto cria uma oportunidade de nos envolver de uma maneira que não conseguimos noutros aspetos da nossa vida. […] Esta vulnerabilidade dá-nos um nível de contentamento de que estamos num lugar seguro e que podemos ser nós próprios”, contou, ao site.

Se uma pessoa sentir que a outra vai estar ao seu lado sempre, desenvolve-se um sentimento de confiança, gerando uma maior estabilidade na relação. Deve confiar no caráter de uma pessoa e não no comportamento, segundo a terapeuta Dana McNeil.

À medida que os casais se vão conhecendo é bom que mantenham a fé em cada um e que nunca pensem que as coisas negativas são feitas com intenção de magoar, tal como diz McNeil.

A especialista explica que quando existem os conflitos é, simplesmente, porque cada pessoa tem um passado diferente e as situações podem servir de gatilho a alguma insegurança para as suas ideias. As pessoas continuam a gostar na mesma.

Durante os altos e baixos da vida amorosa é o quão disposto o casal está a trabalhar na relação que faz a diferença. “Em casa ou num relacionamento com um companheiro, é um tipo diferente de trabalho, mas resulta”, afirmou Nicole LaBeach.

Para a autora trata-se de estar atenta aos detalhes do parceiro/a, estimular com bons comentários, elogios e mostrar que está focada no relacionamento.

Para manter um diálogo aberto e saudável numa relação é preciso estimular a amizade em primeiro lugar entre o casal. Porque, segundo LaBeach, quando são os dois são amigos conseguem respeitar o ponto de vista de cada um e gostam da sua companhia.

A lealdade, para McNeil, também é importante entre parceiros/as. Num momento em que o companheiro/a está com uma grande carga emocional precisa sentir que está ao seu lado, independente, do que seja.

Segundo a terapeuta não deve minimizar o sentimento da outra pessoa porque isto pode causar uma distância entre o casal. Caso não tenha razão, num episódio destes tem de temporizar a crítica, deixando-a para outra altura.

Por fim, Dana McNeil defende que a responsabilidade para com o outro é essencial. Ou seja, deve assumir que cometeu erros, mostrando-se vulnerável e evitando que qualquer discussão aumente o grau de gravidade.

No entanto, a especialista diz que não é bom cair no erro de estar sempre a pedir desculpa por tudo.