Seis formas práticas e bonitas de decorar uma varanda pequena

iStock-1056697960 (1)
[Fotografia: iStock]

Para quem quer transformar este espaço do apartamento, é preciso ter um cuidado maior, pois todos os condomínios têm regras obrigatórias. Portanto, antes de começar a decorar, procure informar-se sobre o contrato para impedir possíveis problemas.

Passada essa etapa, vem o planeamento de como a divisão vai ficar. Mas se acha que para o fazer é preciso gastar muito dinheiro, saiba que muitos móveis podem ser reaproveitados e o investimento pode ser apenas em almofadas e objetos decorativos para dar vida ao ambiente.

É tudo uma questão de olhar por outra perspetiva e tentar entender como aqueles poucos metros quadrados podem ser bem aproveitados e fazerem parte da rotina. A solução mais simples é tornar a sua varanda numa extensão da sala de estar.

Assim, há várias maneiras de dar vida a uma varanda pequena. Veja agora como o pode fazer:

Pense em móveis adaptáveis

O mais importante, na altura de decorar varandas pequenas, é o tipo de móveis que coloca ali. Um sofá comprido, em L, ou até bancos criados com paletes de madeira podem ser a solução para deixar a área mais aconchegante e proveitosa.

https://www.instagram.com/p/CEAH7HRpuPV/

https://www.instagram.com/p/CBzwVqAgfTN/

Pendure o que for possível

Ao invés de encher o espaço com vasos, aposte em plantas que possam ser penduradas em cestas e vasos que pendem do teto – dessa forma, investe numa decoração ‘viva’ e ainda economiza alguns metros quadrados.

View this post on Instagram

Cozy night ✨ #cozy#cozyhome#platter#wine#balcony#mybalcony#balconydecor#outdoordecor#balconygarden#balconylife#balconyview#balconygoals#smallbalcony#smallbalconyideas#myplants#mybalconygarden#terace#lights#candles#lantern#homelove#homevibes#relaxtime#hygge#hyggeliving#interior_and_living#interiorstyling#homedecormacedonia#canonphotography#photooftheday

A post shared by Tanja (@tanja_mit) on

View this post on Instagram

#balconymakeover #swingchair #greenbalcony #candlemakeover #plantsforbalcony #seatingarrangement #lightinginbalcony #smallbalconymakeover #interiorbalcony #greenerydecor #chairdecor #cuteplants #laddergarden #cushionforinteriors #smallbalconyideas #swingsforbalcony

A post shared by interior design (@homefurnishingsstyle) on

Use prateleiras

Quer uma decoração que também economiza espaço? Invista em prateleiras. Seja uma estante completa ou algumas prateleiras pregadas na parede, esta ideia ajuda a dar mais personalidade ao ambiente (pode colocar livros, plantas e objetos de decoração ali), de forma prática.

https://www.instagram.com/p/CEKWVGql13_/

https://www.instagram.com/p/CEF0Q0LBNkj/

Pense em mesas adaptáveis

Ao invés de comprar uma mesa redonda ou outra quadrada, pense em bancadas que podem ser acopladas à varanda que não ocupam tanto espaço e, ainda assim, tornam o ambiente bastante funcional.

https://www.instagram.com/p/CDkeKm-ptqC/

Invista em almofadas

Uma constante nas ideias para decorar varandas pequenas é investir em almofadas de diferentes tamanhos e formatos – elas colaboram para o conforto e são mais fáceis de adaptar ao espaço limitado.

https://www.instagram.com/p/B_kjmUapEYi/

https://www.instagram.com/p/CD_9Lk9p1jv/

Use um tapete

Outra boa ideia para decorar este tipo de ambiente é colocar um tapete que colabore para a ideia de aconchego, e torne a sua varanda convidativa.

https://www.instagram.com/p/CDeU-_5g6Pm/