Seis formas que mostram como a ansiedade afeta o desempenho sexual

sexo
[Fotografia: iStock]

A ansiedade é uma doença mental que acaba por afetar quase todas as atividades do dia-a-dia – e isso incluiu o sexo. Para além de poder condicionar situações comuns da nossa rotina diária, pode diminuir o desejo sexual, dificultar os orgasmos ou diminuir a capacidade de manter uma ereção.

A pensar em todas as mulheres – e homens – que sofrem de ansiedade e não sabem o porquê de esse problema afetar as suas relações sexuais, o Delas.pt reuniu seis tópicos que a vão ajudar a esclarecer essas dúvidas.

1- Não está focada no momento sexual

Para que desfrute verdadeiramente de uma atividade sexual, é necessário que a sua mente esteja concentrada apenas naquele momento. Mas para quem sofre desta doença, é normal que dê por si a vaguear para outros assuntos, acabando por perder a vontade de fazer sexo.

2- Tem dificuldade de se conectar com o seu parceiro

Se para si é difícil sentir-se confortável quando está a ter sexo, é natural que não sinta uma ligação profunda com o seu parceiro. Se está constantemente a pensar se vai conseguir atingir o orgasmo ou se o seu corpo está em condições que o seu parceiro vá gostar, isso vai afetar o seu desempenho sexual e o seu parceiro vai acabar por perceber que algo está errado.

3- Está sempre a pensar no seu desempenho sexual

Quando está frequentemente a pensar se o seu companheiro está a gostar e tenta obter informações a essa pergunta enquanto está a fazer sexo, o seu parceiro vai também começar a pensar que não está a gostar, fazendo com que a situação se torne embaraçosa.

4- É difícil ficar excitada

Quando se sofre de ansiedade é natural que a sua libido esteja diminuída e, por essa razão, não fica excitada de forma tão fácil como ficaria numa situação normal. Uma mulher que está muitas vezes stressada, ansiosa ou com outros pensamentos, torna-se mais difícil de seduzir ou excitar-se.

5- Bebe bebidas alcoólicas para acalmar a mente

Para se sentir mais desinibida para conseguir estar mais disposta a fazer sexo com o seu companheiro, por vezes o álcool ajuda. A verdade é que a pode ajudar a relaxar, mas, a longo prazo, torna-se algo tóxico para si e para a relação.

6- Tem dúvidas sobre o futuro da relação depois do sexo

Quando sofre com ansiedade e faz sexo pela primeira vez com a pessoa de quem gosta, começam a surgir perguntas como “será que ele me está a usar?”, “será que ele gosta de mim?” ou ainda “será que vai querer uma relação amorosa comigo?”. Quando estas dúvidas começam a aparecer, não vai estar a aproveitar o momento como devia.