Seis maneiras de ocupar o tempo enquanto espera na fila para votar

Voto antecipado
[Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens]

e janeiro, dia de eleições presidenciais. Com normas mais rigorosas e medidas mais apertadas devido à pandemia, o tempo de espera para votar, para lá da adesão às urnas, pode vir a ser maior do que o esperado. Aliás, a 17 de janeiro, essa foi a realidade de milhares de eleitores portugueses que entregaram o voto antecipadamente.

É certo que, neste domingo, haverá mais mesas de voto disponíveis, que recebem em média menos eleitores cada uma, mas é impossível escapar aos compassos de espera exigidos pelas normas de saúde pública de combate à pandemia por covid-19.

Para que a espera se torne mais proveitosa e menos dolorosa, nada como a ocupar com pequenas tarefas ou gostos que costumam ser adiadas devido à falta de tempo, agora têm aqui um palco privilegiado.

Para lá de o tempo de espera permitir que se possam atualizar as chamadas telefónicas aos mais familiares e amigos mais próximos, agora estão mais distantes devido ao novo confinamento, aqui ficam mais cinco sugestões que pode por em prática.

Muito importante: Não se esqueça de levar mais do que uma máscara, não vá o tempo de espera alongar-se ou chover – humedecendo a proteção individual e comprometendo a eficácia -, levar gel desinfetante e uma caneta para preencher o boletim.

Ler jornais

Os quiosques não fecharam e, a caminho da eleição, porque não comprar uma publicação ou várias – entre jornais diários que aos domingos trazem mais oferta e revistas – para se inteirar da atualidade nacional e internacional, de opiniões dos nomes mais relevantes do país ou ter outro olhar sobre a realidade, em dia em que não se pode falar de candidatos a Belém antes das 20.00 horas

Levar um livro

Desde romances a thrillers, passando por livros de culinária – para ter ideias para as próximas refeições em confinamento – e por autoajuda, não faltam soluções disponíveis e deixamos-lhe aqui algumas ideias. É certo que as aquisições estão agora muito mais restritas com o encerramento de lojas e interdição de venda de livros nos hipermercados, pode sempre pegar num clássico que tenha na sua estante ou aquela obra que tem estado à cabeceira tanto tempo à espera de um olhar mais atento.

Jogar offline

O clássico CandyCrush é, há muito, companhia regular sempre que há um compasso de espera. Mas não faltam opções gratuitas (até certo ponto) e que podem ser jogas offline. Para públicos diversificados, mais ou menos gráficos, mais lógicos ou estratégicos, deixamos duas sugestões distintas: O Palavras Conectadas, que pretende por a cabeça e a memória a encontrar vocábulos com as letras disponíveis; Para jogadores de estratégia, porque não experimentar o Plague Inc, uma proposta que quer colocar os utilizadores a pensar como lidar e gerir uma pandemia. Mais atual, impossível.

Ouvir um podcast

Porque não aproveitar o tempo para ouvir um programa sobre temas específicos. Quando mergulhar neste universo, ficará impresssionada com o mundo de informação, atualidade, humor, sexualidade, autoajuda que tem a seus pés e em qualquer língua. Para já, deixamos a sugestão de o Botequim, o magazine da TSF que olha semanalmente para a desigualdade de género. No humor, pode sempre procurar podcasts como o Fuso, de Mariana Cabral/Bumba na Fofinha, ou Maluco Beleza, de Rui Unas. Se gosta de análise política com sátira à mistura pode sempre fazer download de Governo Sombra (TSF/TVI) ou do Eixo do Mal (SIC Notícias). Procure, veja o que gosta e faça download antes de sair de casa. Depois é só ir votar com auscultadores nos ouvidos.

Ouvir música

A música está permanentemente presente nas nossas vidas, mesmo quando não nos damos conta dessa companhia, porque não depende de nós. No entanto, nada como fazer uma playlist antes de sair de casa para que a possa acompanhar neste processo e, quem sabe, na fila de espera pela sua vez de preencher o boletim. Entre as propostas mais recentes, recorde o EP ‘Mulher’ e a mensagem deixada pela portuguesa Carolina Deslandes e, se for fã do género, espreite a nova música que junta Billie Eilish e Rosalía.