Seis passos para deixar de roer as unhas definitivamente

iStock-1139075496 (1)
[Fotografia: iStock]

Roer as unhas é um mau hábito que reflete, por vezes, sentimentos de insegurança, e não dá um aspeto nada saudável às mãos. Se tem este vício e deseja ver-se livre dele, existem alguns truques que podem ajudar.

Para quem rói as unhas devido a problemas de ansiedade, é recomendado um acompanhamento médico, não só para tratar da sua saúde mental, mas também para a ajudar a eliminar esta dependência.

No entanto, se o faz de forma já involuntária, mostramos-lhe agora alguns truques que a vão ajudar a manter as mãos afastadas da boca. Ora, uma necessidade que nunca foi tão imperativa como agora devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Tire fotografias às mãos

Antes de iniciar o processo de parar de roer as unhas, tire uma fotografia às suas mãos. Depois, durante as semanas de crescimento, continue a fotografá-las. Tal vai permitir com que acompanhe a evolução e se orgulhe do progresso.

Defina um objetivo final

Num calendário, faça uma estimativa da data em que deseja manter as unhas intactas e marque a data escolhida a vermelho. Cada semana que passe até à data que definiu é uma vitória pela qual deve sentir orgulho.

Mantenha a boca e as mãos ocupadas

Seja a mastigar uma pastilha, com uma bola anti-stress na mão, a fazer exercício físico ou a escrever. Qualquer atividade que evite colocar os dedos na boca é uma boa opção.

Hidrate as mãos e lima as unhas

Tenha sempre um creme de mãos e uma lima perto de si para evitar roer as unhas quando sentir vontade ou quando sentir irregularidades nas unhas que fazem com que as queira roer. Esta técnica também funciona bem para quem tem o hábito de tirar a pele à volta das unhas.

Concentre-se apenas numa unha e não a roa

Quando conseguir controlar a vontade de roer aquela unha, pode adicionar uma segunda e assim consecutivamente. Este método motiva-a a adicionar unhas ao desafio devido à diferença na aparência entre as unhas saudáveis ​​e as estragadas.

Proteja as unhas com luvas ou com um verniz especial

Para os primeiros dias esta técnica é bastante útil, uma vez que as unhas estão tapadas ou pintadas com um verniz de um sabor horrível. Depois de atingir o seu objetivo, mantenha as unhas sempre bem cuidadas e pintadas, para que não tenha uma recaída.