Seis passos simples e deliciosos para deixar de comer carne

iStock-599105166 (1)
[Fotografia: iStock]

Embora existam várias regras impostas pelo Governo para travar a propagação da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda não há nada que diga que estamos proibidos de comer certos alimentos, pelo contrário, existem vários que prometem ajudar o nossos sistema imunitário. No entanto, isso não significa que não possa começar a fazer uma dieta diferente e passar a deixar de lado alguns alimentos como a carne.

Vários especialistas, que falam sobre mudanças climáticas, dizem que reduzir o consumo de carne pode ser a maneira mais eficaz de combater o aquecimento global.

Ainda assim, não há razão para que não aproveite a sua churrasqueira e todos os alimentos que tem no frigorífico. Já que este verão é diferente em vários aspetos, pense nele como uma oportunidade para experimentar ingredientes que teria normalmente ignorado.

Para ajudar a aproveitar da melhor maneira o que tem no frigorífico, reunimos as melhores maneira de transformar ingredientes simples em refeições vegetarianas saborosas.

Prepare lentilhas para o almoço

Ferva as lentilhas em água salgada com massa e use-as como complemento de uma salada, por exemplo. O amido e o sal da água da massa dão às lentilhas um sabor e textura extra, e para garantir ainda mais sabor, pode experimentar adicionar as suas ervas e especiarias favoritas à mistura.

Dê aos cogumelos uma quantidade extra de gordura

Há muito que os cogumelos são um substituto da carne na culinária vegetariana, desde os “hambúrgueres” ao molho bolonhesa picado de cogumelos. Os cogumelos oferecem uma textura semelhante à carne.

Qualquer tipo de óleo funcionará para os cozinhar, mas saiba que provavelmente vai precisar de mais do que pensa. Os cogumelos são particularmente esponjosos quando se trata de absorver tudo, portanto, esteja preparada para adicionar mais manteiga ou óleo enquanto cozinham para obter a textura carnuda.

Faça um tofu saudável

Para ajudar o tofu a absorver os sabores e evitar a textura húmida que o tofu cozido às vezes adquire, é recomendado que o congele e descongele antes de o cozinhar e, de seguida, pressione o tofu descongelado entre duas folhas de papel.

Grelhe a couve-flor

Coloque sal na couve-flor antes de a grelhar para que este seja absorvido pela polpa do vegetal antes de cozinhar.

Para começar, corte a couve-flor longitudinalmente com, pelo menos, uma polegada de espessura. Em seguida, ferva duas chávenas de água com um quarto de uma chávena de sal e uma colher de sopa de açúcar. Deixe arrefecer um pouco e despeje a mistura sobre a couve-flor. Leve a couve-flor ao frigorífico por uma a duas horas. Depois, seque-os, esfregue-os com a sua mistura de especiarias favorita e grelhe-os em fogo médio até que apareçam marcas nos dois lados e o interior fique al dente.

Experimente cachorro-quente de brócolos

Pode parecer loucura servir um caule inteiro de brócolos dentro de um pão de cachorro-quente, mas a verdade é que é um prato saboroso. Tudo o que tem de fazer é grelhar os brócolos por uns minutos e colocar no pão. Adicione os seus condimentos preferidos e desfrute.

Aproveite as propriedades naturais da beringela

A beringela pode ser usada para melhorar a sua culinária vegetariana, adicionando muito sabor devido às suas propriedades naturais. Frite uma beringela grande até escurecer e ficar macia. Depois, descasque e misture numa chávena de azeite com três colheres de sopa de sumo de limão, duas colheres de alcaparras, duas colheres de sopa de salsa, uma colher de sopa de cebola picada e três dentes de alho assados.