Seis recantos que nem sempre estão limpos, mas que os convidados reparam

pexels-cottonbro-6184763
[Fotografia: Pexels/Cottonbro]

Limpar a casa deve ser um trabalho de conjunto, contando com todos os que lá moram, para dividir as tarefas. Num momento em que se aproxima a reunião familiar e a ceia de Natal, é tempo de agilizar e olhar para estas zonas da casa que nem sempre são limpas como deviam e passá-las a pano. Sobretudo porque se trata de detalhes que qualquer convidado vai notar.

Ralos e torneiras a brilhar: A casa de banho até pode estar limpa, mas se os ralos ou as torneiras têm, nas suas juntas, vestígios de sujidade, é meio caminho para imprimir a sensação de que não é uma casa bem higienizada. Ponha tudo a brilhar e sem resquícios de nada. E não se esqueça dos respiradores das loiças sanitárias.

Candeeiros, ventiladores e tudo o que esteja no teto: Não costuma fazer parte do ritual de limpeza semanal de uma casa, mas devia. Quantas vezes olhamos para cima para verificar o estado do candeeiro? Possivelmente, quando a luz se funde! mas não pode ser. Estes aparelhos, a par de ventoinhas, também devem ser bem limpos para evitar que o pó, que se acumula com o tempo, caia para a divisão.

Maçanetas e puxadores de porta: É um dos recantos da casa que deve concorrer para a maior concentração de germes, devendo, por isso, ser limpos com regularidade. Afinal, ainda não há muito tempo, há três anos, era por aí que se começava a desinfeção do Covid-19

Eletrodomésticos de acesso fácil por parte dos convidados: Pedir a um convidado para aquecer qualquer coisa rápida ou ir buscar um ingrediente ao frigorífico pode ser mais comum do que o que se possa pensar. Por isso, caro anfitrião, veja se tem o microondas e o frigorífico bem limpos porque, caso não aconteça, o convidado só vai reparar nisso.

Caixilhos e peitoris das janelas: A solução é fácil, basta pegar no aspirador e passar nas juntas das janelas e dos caixilhos para remover pó acumulado e outros detritos que, por vezes, ali se acumulam e nem sempre são higienizados como devem.

Telecomandos: Aquelas marcas de dedos com gordura ou aquela sensação pegajosa terrível nunca devem estar nesta peça da casa, muito menos em altura de festas, Antes de abrir a por ta ao convidados, verifique o estado em que estão e volte a limpá-los melhor.