Publicidade Continue a leitura a seguir

Seis soluções simples e em conta para aumentar o espaço da sua casa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Gerir o espaço de uma casa pequena é um autêntico desafio, sobretudo quando é preciso decidir como inserir em cada divisão as peças necessárias para criar o mínimo de conforto.

A primeira coisa a evitar são os erros de decoração, que acabam por tornar os espaços ainda mais pequenos e atafulhados. Preste também atenção aos espelhos. Eles conferem profundidade e conseguem imprimir a sensação de espaço. Porém, também refletem tudo. Se a casa estiver cheia, esta solução pode não ser a mais acertada.

Por outro lado, não é preciso gastar fortunas numa redecoração ou remodelação da casa para ganhar mais uns metros. Muitas vezes basta fazer pequenas mudanças estratégicas e aplicar alguns truques para conseguir o mesmo efeito.

Veja alguns conselhos baratos para tirar o melhor proveito de todos os centímetros em casa e ocupar um fim de semana de frio a reformular o seu espaço.

Aposte nos tons claros: Para criar uma sensação de maior amplitude e luminosidade nos espaços, escolha os brancos, os cinzas claros ou os tons pastéis.

Aproveite todos os cantos: Pode aproveitar as esquinas das paredes para colocar estantes ou armários, as paredes de baixo das janelas para colocar pequenas cómodas ou prateleiras, baús ou bancos – se for de os de arrumação, tanto melhor.

Unir espaços: Eliminar paredes, colunas ou portas desnecessárias e criar espaços e divisões partilháveis, como a cozinha aberta para a sala, permite ganhar vários metros quadrados. Mesmo assim, é possível delimitar as diferentes zonas, através de estantes ou da própria arrumação de móveis como o sofá

Móveis leves e linha direitas: Esqueça a mobília pesada, torneada e cheia de rococós. Para fazer com que as áreas pareçam maiores, a solução é optar por móveis leves e de linhas ligeiras, de preferência em tons claros e utilizando metálicos não opacos.

Evitar as portas tradicionais: Se não se puder eliminar algumas portas, é conveniente usar modelos modernos que permitam poupar espaço, como os de correr ou as extensíveis.

Arrumação: Finalmente, numa casa pequena é imprescindível manter a arrumação e os objetos organizados. Todo o espaço é pouco, por isso há que libertá-lo do que não necessita.