“Seja uma senhora, disseram”. Cynthia Nixon lê texto feminista e torna-se viral

Cynthia Nixon instagram
Cynthia Nixon [Fotografia: Instagram]

A atriz Cynthia Nixon, a icónica Miranda da série televisiva e dos filmes O Sexo e a Cidade, gravou uma mensagem feminista, na qual enumera as inúmeras pressões, contraditórias entre si, a que as mulheres estão sujeitas na sociedade atual.

O vídeo, intitulado Be a Lady They Said [‘Seja uma senhora, disseram’, em tradução literal] está a correr mundo e a tornar-se viral. Gravado pela revista Girls. Girls. Girls., Cynthia Nixon recita um texto originalmente escrito em dezembro de 2017, por Camille Rainville, no seu blogue Writings of a Furious Woman (Escritos de uma Mulher Furiosa, em tradução literal).

A curta-metragem foi inicialmente publicada no domingo, está em inglês e já foi vista por mais de dois milhões de pessoas.

Abaixo, o Delas.pt publica a tradução aproximada do que está a ser dito pela atriz, de 53 anos, em vésperas da chegada do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março.

Seja uma senhora, disseram”. A saia é muito curta. A camisa está muito baixa. As calças estão muito apertadas. Não mostre tanta pele. Não mostre as ancas. Não mostre as mamas. Não mostre a barriga. Não mostre o decote. Não mostre a roupa interior. Não mostre os ombros. Tape-se. Deixe algo para a imaginação. Vista-se de forma modesta. Não seja tentadora. Os homens não conseguem controlar-se. Os homens têm necessidades. Parece desajeitada. Solte-se. Mostre a pele. Pareça sexy. Olhe de forma sensual. Não seja tão provocadora. Está a pedi-las. Use preto. Calce saltos. Está muito vestida. Está muito despida. Não use calças de fato de treino. Parece que se deixou levar.

Seja uma senhora, disseram. Não seja muito gorda. Não seja magra de mais. Não seja muito grande. Não seja pequena de mais. Coma. Emagreça. Pare de comer tanto. Não coma muito rápido. Peça uma salada. Não coma hidratos de carbono. Salte a sobremesa. Precisa perder peso. Enfie-se nesse vestido. Faça dieta. Veja o que come. Coma aipo. Masque pastilha. Beba muita água. Esses Jeans têm de lhe servir. Deus, parece um esqueleto. Por que não come? Parece magra. Parece doente. Coma um hambúrguer. Homens gostam de mulheres com um pouco de carne nos ossos. Seja pequena. Seja leve. Seja pequena. Seja pequena. Seja feminina. Seja um tamanho zero. Seja um zero duplo. Não seja nada. Seja menos que nada.

Seja uma senhora, disseram. Tire os pelos do corpo. Rape as pernas. Rape as axilas. Rape a linha de biquíni. Maquilhe o rosto. Maquilhe os braços. Faça as sobrancelhas. Livre-se do buço. Remova isto. Remova aquilo. Ilumine a pele. Bronzeie a pele. Erradique as cicatrizes. Cubra as estrias. Aperte a barriga. Encha os lábios. Botox nas rugas. Levante o rosto. Dobre a barriga. Encolha as coxas. Impulsione as mamas. Pareça natural. Seja você mesma. Seja genuína. Seja confiante. Está a esforçar-se de mais. Parece exagerada. Homens não gostam de mulheres que se esforçam de mais.

Seja uma senhora, disseram. Use maquilhagem. Prepare o rosto. Esconda as manchas. Contorne o nariz. Destaque as maçãs do rosto. Preencha as sobrancelhas. Alongue as pestanas. Pinte os lábios. Pó, blush, bronze, contorno. O cabelo é muito curto. O cabelo é muito comprido. Volumize o cabelo. As raízes estão a aparecer. Pinte o cabelo. Não, azul não que parece contra-natura. Está a ficar grisalha. Parece tão velha. Parece jovem. Pareça jovem. Pareça sem idade. Não envelheça. As mulheres não envelhecem. Velho é feio. Os homens não gostam do que é feio.

Seja uma senhora, disseram. Salve-se. Seja pura. Seja virginal. Não fale sobre sexo. Não seduza. Não seja prostituta. Não durma por aí. Não perca a dignidade. Não faça sexo com muitos homens. Não se entregue. Homens não gostam de putas. Não seja puritana. Não fique tão apertada. Divirta-se um pouco. Sorria mais. Seja experiente. Seja sexual. Seja inocente. Seja suja. Seja virginal. Seja sexy. Seja a miúda fixe. Não seja como as outras.

Seja uma senhora, disseram. Não fale muito alto. Não fale muito. Não ocupe espaço. Não se sente dessa forma. Não fique assim. Não seja intimidadora. Por que é que está tão infeliz? Não seja vadia. Não seja tão mandona. Não seja assertiva. Não exagere. Não seja tão emocional. Não chore. Não grite. Não jure. Seja passiva. Seja obediente. Suporte a dor. Seja agradável. Não reclame. Impulsione o ego. Faça-o apaixonar-se por si. Os homens querem o que não podem ter. Não se entregue. Faça-o trabalhar para isso. Os homens amam a perseguição. Dobre as roupas dele. Cozinhe-lhe o jantar. Mantenha-o feliz. Esse é o trabalho de uma mulher. Você dará uma boa mulher um dia. Adote o sobrenome dele. Já hifenizou o seu nome? Feminista louca. Dê-lhe filhos. Não quer ter filhos? Vai querer um dia. Vai mudar de ideias.

Seja uma senhora, disseram. Não seja violada. Proteja-se. Não beba demais. Não ande sozinha. Não saia tarde demais. Não se vista assim. Não mostre muito. Não fique bêbada. Não largue a bebida. Tenha um amigo. Ande por onde está bem iluminado. Fique nos bairros seguros. Diga a alguém para onde está a ir. Traga spray pimenta. Compre um apito de violação. Segure as chaves como arma. Faça um curso de autodefesa. Olhe sobre o ombro. Tranque as portas. Não saia sozinha. Não faça contacto visual. Não pestaneje. Não parece fácil. Não chame a atenção. Não trabalhe até tarde. Não faça piadas ordinárias. Não sorria a estranhos. Não saia à noite. Não confie em ninguém. Não diga que sim. Não diga não.

Apenas seja uma senhora, disseram.”