A entrada é livre e todos os braços são poucos para fazer roupas para quem não as tem e precisa delas. A Dress a Girl e as suas mais de 400 voluntárias vão juntar-se pela quarta vez e para cumprirem um dia inteiro, das 10 às 18.00h, de costura solidária, a ter lugar no Pavilhão Desportivo Celorico Moreira, em Algés. Por isso, nada melhor do que se reunir para dar ainda voz e força ao “maior evento de Costura Solidária em Portugal”, que vai acontecer no sábado, 5 de outubro.
A associação de solidariedade social e sem fins lucrativos tem “o objetivo de fazer e entregar 30 mil peças de roupa, por ano, a crianças carenciadas de vários países”, lê-se no comunicado enviado às redações.
No caso português, que tem contado com participação da comunidade sénior e as escolas, as voluntárias da Dress a Girl Portugal costuram, “além de vestidos, calções para rapazes e entregam sempre uma peça de roupa interior com o vestido ou o calção”, especifica a nota enviada às redações.
Se aceitar o desafio e arregaçar mangas, irá, para além do trabalho solidário, poder assistir a workshops, música e ver artesanato igualmente solidário.
A iniciativa, recorde-se, estreou-se em maio de 2019, na Murtosa, evento no qual se juntaram mais de 580 costureiras de todo o país, que fizeram 1.333 vestidos e 573 calções. Os eventos de 2022 e 2023 realizaram-se em Cascais, no Mercado da Vila, com a presença de mais de meio milhar de voluntárias e centenas de visitantes.