Semana da Moda de Milão: Da sofisticação à selva exótica, eis a primavera/verão de 2020

A Semana da Moda de Milão terminou esta segunda-feira, 23 de setembro, com o desfile da portuguesa Alexandra Moura. Intitulada “Gadidae”, a coleção primavera/verão 2020 apresentada pela estilista teve como inspiração a pesca do bacalhau e a rudeza dos bacalhoeiros.

Trata-se de uma coleção “desportiva” e “urbana”, com roupas de trabalho e oversize, onde se encontram “muitos detalhes do vestuário clássico”, com uma palete de cores que varia entre os tons “claros” e “tons terra”, “azul-cobalto” e “laranjas”, descreveu a estilista à Lusa. Os materiais incluem linho, algodão, seda, tecidos impermeáveis e denim.

Alexandra Moura primavera/verão 2020 [REUTERS/Alessandro Garofalo]
“A coleção conta a história dos bacalhoeiros que estavam muitos meses no mar, numa faina muito rude, e das suas mulheres que ficavam em terra a tomar conta das casas e da família e ainda tinham de vender o peixe”, acrescentou Alexandra Moura, a primeira designer portuguesa a fazer parte do calendário oficial da Semana da Moda de Milão, em fevereiro passado. Agora, a estilista voltou à cidade italiana para mostrar as novas propostas, para a estação quente do ano que vem, com o apoio do Portugal Fashion.

Pela Semana da Moda de Milão, que começou a 17 de setembro, passaram as novas coleções da Prada, da Emporio Armani e Georgio Armani, da Dolce & Gabanna e da Versace, entre outras. E se as três primeiras primaram pela sofisticação e elegância dos cortes, dos tecidos e da suavidade das cores, as segundas destacaram-se pela exuberância luxuriante dos padrões exóticos das selvas tropicais.

 

Desfile Dolce & Gabanna [Fotografia: Reuters]
O evento ficou ainda marcado pela participação de Jennifer Lopez no desfile da Versace. A cantora, que fez 50 anos recentemente, voltou a usar o vestido verde que levou aos Grammys no ano 2000 e que, segundo é referido, levaram a Google a criar o Google Images, tal o impacto que causou e as pesquisas que motivou na altura, por parte dos internautas, no motor de busca.

Jennifer Lopez no desfile da Versace voltou a vestir o vestido que usou há 19 anos nos Prémios Grammy [Reuters]
A marca reintroduziu assim da melhor forma o famoso “padrão selva”, que foi também utilizado na criação de outros coordenados da nova coleção.

Veja, na galeria acima, algumas das imagens dos desfiles da Semana da Moda de Milão.

AT

 

Semana da Moda Milão: Muita cor, cetim e chapéus na estação quente de 2020

 

Estreia de Alexandra Moura em Milão molda-se no barro da minhota Rosa Ramalho