Será que a pele precisa mesmo de um descanso de cosmética?

pexels-kaboompics-com-6393(1)

Setembro começou e com ele, por norma, vem também o final do tempo de férias por excelência. A maioria das mulheres acaba por aproveitar este período em que a pele fica mais morena para dar “um descanso” à pele e tentar evitar produtos como a maquilhagem. Mas será que isso é mesmo necessário?

Ainda que o tom de pele mais moreno faça com que possamos passar à frente vários passos da maquilhagem, como a aplicação do bronzer, será que a pele necessita mesmo deste descanso da cosmética?

A tendência da cosmética minimalista está cada vez mais na moda, como a não utilização de certos cremes, e muitas pessoas usam certas temporadas, como o verão, para fazer este tal descanso – o skin fasting. A teoria é a de que a nossa pele “precisa de respirar” e de ficar ao natural, evitando ao máximo tudo o que é químico. Mas será mesmo assim?

A dermatologista espanhola Paloma Borregón, da Academia Espanhola de Dermatologia afirma à S Moda que não é necessário este tal descanso.”A pele respira através do seu profundo, porque as artérias e os capilares transportar o sangue e oxigénio necessário”. A especialista acaba por comparar a situação a uma planta, que também ela precisa de ser regada de forma diária para que não morra e continue saudável.

Para a dermatologista, é preciso que de manhã existem cremes que a protejam das ações do dia-a-dia, como a exposição solar, e pela noite aplicar produtos que ajudem a limpar e regenerar dos danos causados. Caso não exista este cuidado de hidratação, proteção e limpeza da pele, há mais probabilidades de desenvolver patologias como o acne, dermatite ou eczemas, porque as glândulas sebáceas produzem demasiada gordura caso vejam que têm de compensar a falta de hidratação na pele.

A especialista afirma ainda que existem algumas peles “privilegiadas” que conseguem, por si só, arranjar um equilíbrio natural para com os fatores externos, no entanto, a grande maioria precisa de uma ajuda extra para manter a sua saúde e vivacidade. No entanto, especialmente a partir dos 30 anos de idade, a pele acaba por perder alguma elasticidade e colagénio, o que implica ainda um maior cuidado e atenção para com ela. A partir dos 50 anos, deverá existir ainda um maior cuidado, não sendo necessário qualquer tipo de descanso de cosmética, mas sim o uso dos cremes indicados para o seu tipo de pele.

Ainda que muitas pessoas defendam o lema de que “menos é mais”, a verdade é que a nossa pele, especialmente a partir de certas alturas da nossa vida, deve ser cuidada com os produtos indicados para os seus problemas. Para a especialista, se há algo que não deve nunca ficar de fora da nossa rotina diária, é mesmo o protetor solar.