Será que está a lidar com uma pessoa manipuladora? Saiba aqui

iStock-1147544960(1)

O termo ‘relacionamento tóxico’ tem, ao longo dos últimos tempos, ganho cada vez mais importância no nosso vocabulário. Sabemos que, para o bem da nossa saúde física, intelectual e emocional, é importante livrarmo-nos das pessoas que nos fazem mal. E as pessoas manipuladoras são uma delas.

E se pensa que as relações tóxicas, abusivas e manipuladoras se dão apenas entre casais, pois desengane-se. Pode haver também a nível de amizades, familiares ou mesmo no campo profissional. E é importante que consiga identificar se está ou não a lidar com uma pessoa manipuladora – que é mais difícil de conseguir identificar.

Ora veja abaixo alguns tópicos aos quais deve estar sempre atenta, segundo a revista feminina Glamour:

A combinação de medo, obrigação e culpa

Sentir medo, obrigação em fazer ou dizer algo e o constante sentimento de culpa são as chaves principais para identificar uma relação, seja ela de que tipo for, com uma pessoa manipuladora. Se tem medo das respostas da outra pessoa ou das consequências que podem vir de algo que diz ou faz, se se sente obrigada a fazer tudo o que lhe dizem ou se sente culpa por querer seguir outro caminho, então avalie bem a pessoa com quem mantêm este tipo de relação. Estes sentimentos podem afetar gravemente a sua autoestima e segurança. Seja honesta consigo mesmo e, se for necessário, peça ajuda a um profissional.

A relação não é cómoda nem flui naturalmente

O normal é rodear-nos de pessoas que nos fazem bem, nos fazem crescer e evoluir e estão presentes de forma positiva na nossa vida. Se isto não acontece e, pelo contrário, sente que essa pessoa não lhe traz nada de novo e benéfico, então é provável que se encontre numa relação tóxica. Avalie bem a situação e afaste-se dessa pessoa.

Pedem favores e de seguida ignoram

As pessoas manipuladoras tendem a ser muito intensas no que toca a pedir favores – sejam eles maiores ou menores. Pedir dinheiro emprestado ou descartar o seu trabalho para outros são apenas alguns dos exemplos. Depois do favor concedido, na maioria dos casos acabam por ignorar a outra pessoa e se, por acaso, não lhe é feito esse mesmo pedido, afastam-se como forma de castigo e manipulação.

Ignoram os seus sentimentos

Já deu por si a tentar ser sincera com a outra pessoa mas, depois, fica com dúvidas se estará ou não a imaginar tudo? Isto passa-se precisamente com as pessoas manipuladoras, que nos fazem duvidar do que sentimos e vivemos. Não se engane: se sente que está a ser manipulada, confie no seu instinto e exponha a situação.

Fazem insultos subtis

Se, por exemplo, apresenta alguma ideia e a outra pessoa desvaloriza-a ou ignora-a de imediato, ou tece algum comentário mais violento, esta é uma grande bandeira vermelha. Não deixe que existam comentários violente e que mexam com a sua autoestima, fazendo com que se cale e deixe de expor novas ideias.